Cáritas lança podcast “Migre, y ahora?” com foco em responder às dúvidas de refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil

A migrante venezuelana Jéssica Gregonia, de 35 anos, quer saber qual a diferença entre refúgio e residência. Ulises Yames, 44, pergunta se pode receber assistência social no Brasil. Já Marbelys Bello, 45, tem dúvidas sobre o acesso ao sistema público de saúde no território nacional.

Cáritas Brasileira

É comum a população migrante e refugiada da Venezuela, que busca acolhida no Brasil, ter uma série de dúvidas sobre acesso a serviços, direitos e informações necessárias para viver com dignidade. Responder as perguntas de Jéssica, Ulises e Marbelys, e a tantas outras dúvidas, foi a proposta do projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, da rede Cáritas, com o podcast ‘Migre, y ahora?‘, lançado na semana passada, no dia 17 de junho.

A primeira temporada do programa contará com sete episódios, todos no idioma espanhol, onde serão respondidas questões fundamentais sobre direitos de migrantes e refugiados no Brasil, em temas como  assistência social, saúde coletiva, combate à LGBTQIA+fobia, mercado de trabalho, higiene e proteção a grupo de minorias.

Os episódios foram produzidos e roteirizados por agentes Cáritas que atuam no Orinoco. Eles foram às ruas ouvir as principais dúvidas da população migrante atendida pelo projeto em cinco estados brasileiros, e que também representam o questionamento de centenas de outras pessoas abrigadas no Brasil.

“Em contextos migratórios, garantir o acesso a informações seguras é de suma importância. Nesse sentido, essa ação vislumbra compartilhar informações sobre direitos sociais no Brasil. A proposta da construção desse roteiro de podcast surge de questões levantadas pela própria população migrante e refugiada que nossas equipes acompanham nos cinco estados de atuação do projeto”, explicou Elis Marques, coordenadora nacional de Proteção do projeto Orinoco.

Ainda conforme Elis, é imprescindível o conhecimento sobre direitos fundamentais assegurados em território nacional, para que a população migrante possa defender de forma autônoma a garantia desses direitos.

O programa será disponibilizado semanalmente, entre os meses de junho e julho, nas plataformas digitais da Cáritas Brasileira (galeria de áudio e Spotify). ‘Migre, y ahora?’ vai ao ar a partir das 10h (horário de Brasília), do dia 17 de junho.

Episódio #1

O primeiro episódio do podcast ‘Migre, y ahora?’, que vai falar sobre os direitos enquanto migrante no Brasil, vai ser lançado nesta sexta-feira (17), em Roraima, durante programação celebrativa ao Dia Nacional do Migrante e Dia Mundial do Refugiado, comemorado em 19 e 20 de junho, respectivamente.

A estreia será com um dia de atividade voltada ao público de atuação do projeto, nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, reunindo apresentações artísticas, intervenção visual e sessões informativas sobre temas abordados no programa.

Raphael Macieira, coordenador nacional do projeto Orinoco, comentou que, enquanto Cáritas, o objetivo é sempre atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, e ofertar atendimento humanizado.

“Migrar é um desafio, principalmente quando se é uma migração forçada, como é o caso da maioria dos venezuelanos no Brasil. Chegar em um país com idioma, culturas e leis diferentes, apenas com o desejo de uma vida melhor pode ser, no mínimo, assustador. Por isso surgiu a ideia de construirmos um podcast para migrantes. Esperamos muito que esse material produzido gere um acolhimento. Nós, da Cáritas, enquanto comunidade acolhedora, estamos tentando transformar o processo menos violento possível”, garantiu.

Projeto Orinoco

Desde 2019, o projeto Orinoco, da rede Cáritas, atende em Boa Vista e em Pacaraima a população migrante que deixa a Venezuela. Nessas duas cidades, o projeto possui locais estruturados com banheiros, duchas, lavanderias e bebedouros. Na capital são três instalações sanitárias, e em Pacaraima uma instalação.

Em Boa Vista também há uma segunda lavanderia com máquinas industriais de lavar e secar, que serve de apoio para atender a demanda do público de atuação e também para a comunidade do entorno.

Em 2021, com o apoio do escritório de População, Refúgio e Migração (PRM) dos Estados Unidos, o projeto Orinoco em Roraima chegou também aos municípios de Mucajaí, Caracaraí e Rorainópolis, como também em outros quatro estados brasileiros: Acre, Pará, Piauí e Rondônia.

Para além de seguir com as ações de acesso à água potável para beber, tomar banho e lavar roupas, nesta etapa de atuação, o projeto Orinoco desenvolve o setor de Proteção, proporcionando aos mais vulneráveis acesso justo e igualitário a recursos e oportunidades.

Fonte: CNBB

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários