Carreata marca os 50 anos da Paróquia Nossa Senhora de Casaluce

A comunidade instalada no bairro do Brás a mais de um século, foi elevada paróquia no dia 19 de outubro de 1970

Arsenal da Esperança

No sábado, 28 de novembro, aconteceu a missa solene pelos 50 anos da Paróquia de Nossa Senhora de Casaluce, no Setor Pastoral Brás, da Região Episcopal Sé, que foi precedida por uma carreata com a imagem da padroeira pelas ruas do Brás, com o objetivo de divulgar a devoção e suplicar a Deus, mediante a intercessão de Nossa Senhora, pelo fim da atual pandemia.

Ao longo de todo o trajeto, os Padres Lorenzo Nacheli, Administrador Paroquial, e Simone Bernardi, Colaborador, junto com os paroquianos, rezaram e cantaram. Este ano, mesmo diante dos desafios impostos pela quarentena os paroquianos não desanimaram e promoveram o tríduo on-line em louvor pelo jubileu de ouro, que foi transmitida pelas redes sociais.

Origem da Devoção

A História de Nossa Senhora de Casaluce vem do sul da Itália (século XII). Casaluce significa “Casa de Luz”. Na cidade de Aversa, em um dia de temporal muito forte, uma linda moça de cor negra bateu a porta de um seminário para pedir abrigo, porém, naquele tempo, não era permitida a entrada de mulheres nessas instituições.

Então, os padres pediram que a moça fosse a um convento de freiras na cidade mais próxima, “CaslLuce”. As freiras a acolheram e a instalaram num quarto. No dia seguinte, as freiras não a encontraram e no seu lugar havia apenas um quadro – era a figura da moça, com uma criança nos braços. A partir daí diversos milagres foram atribuídos àquela santa.

Devoção no Brás

No final do século XIX os imigrantes italianos concentraram-se no bairro do Brá,  em São Paulo, instalaram-se preferencialmente na Rua Caetano Pinto e ai revelaram a devoção a Casaluce. Eles trouxeram uma réplica do quadro, cujo original se encontra na Itália. Fundaram então, a Igreja em 1900 e continuaram ligados assim, mais fortemente, a terra natal.

Até hoje, no mundo inteiro, só existem duas igrejas dedicadas a Nossa Senhora de Casaluce, a de Nápoles e a de São Paulo. Através desse sentimento religioso, nasceu a primeira festa italiana de São Paulo, com comidas típicas música e alegria. A comunidade foi elevada a Paróquia no dia 19 de outubro de 1970.

(Com informações de Pascom Paroquial)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários