Casa de Portinari faz homenagem ao centenário da semana de arte moderna de 1922

Totalmente gratuita, a ação “Quartas Modernistas” vai exibir documentários e promover oficina, performance artística e roda de conversa, ao longo de fevereiro

Foto: Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, que acontece em fevereiro, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, terá uma programação especial ao longo mês. O movimento Modernista tornou-se um marco na história da arte brasileira, representando o rompimento com o conservadorismo que predominava no cenário cultural das primeiras décadas do século XX. Defendeu um ponto de vista mais independente, plural e inovador.

Às quartas-feiras, o Museu Casa de Portinari vai realizar o projeto “Quartas Modernistas”, com documentários, oficina, performance artística e roda de conversa. E a programação começou no dia 2 de fevereiro, às 18h, com a exibição do documentário “90 anos da Semana de Arte Moderna”. Ao mergulhar no universo desse movimento que revolucionou a arte no Brasil, o público vai relembrar iniciativas e obras de artistas como Di Cavalcanti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Anita Malfati.

As “Quartas Modernistas” acontecem ainda nos dias 9, 16 e 23 de fevereiro, sempre às 18h, na sala principal do Museu Casa de Portinari. No dia 9, o Museu apresenta o documentário “Semana de Arte Moderna”. Já no dia 16, a instituição promove o workshop “Um olhar para o futuro”, ministrado pelo artista Cristopher Emilio Calixto que vai abordar conceitos de arte digital. O evento ainda terá a participação da artista Anna Ferreira em uma performance de estátua viva. A programação se encerra no dia 23 com o documentário “Arte Modernista 2ª Fase: Candido Portinari”, seguido de um bate-papo sobre “A influência da Semana de 22 para a cultura brasileira”.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está sempre aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site.

Fonte: Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários