Catedral da Sé é homenageada pelo Instituto Histórico e Geográfico e pela Associação Comercial de São Paulo

Padre Baronto, João Tomás do Amaral (presidente do IHGSP), Cardeal Scherer e Samir Nakhle Khoury (da ACSP)
Luciney Martins/O SÃO PAULO

Na terça-feira, 17, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, da Arquidiocese de São Paulo, foi homenageada pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP) e pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

A cerimônia realizada na cripta da Sé reuniu membros das duas instituições, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, e o Padre Luiz Eduardo Pinheiro Baronto, Cura da Catedral da Sé.

Por ocasião das comemorações dos 70 anos da Catedral, o IHGSP outorgou a Medalha do IV Centenário, enquanto a ACSP conferiu outras duas medalhas, uma comemorativa dos 130 anos da entidade e a outra alusiva ao centenário do jornal Diário do Comércio.

“Este é um momento ímpar, não apenas para as nossas instituições, mas para toda a população, de modo geral, pois estamos, sim, diante de um ícone não apenas material, mas imaterial da humanidade”, disse Samir Nakhle Khoury, vice-presidente do Comitê de Civismo e Cidadania da Associação Comercial de São Paulo.

João Tomás do Amaral, presidente do IHGSP, recordou que, quando idealizou a construção da nova Sé, Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro Arcebispo de São Paulo, era vice-presidente do instituto que, inclusive, tinha seis de seus membros integrando a comissão constituída para captar recursos para a edificação da Catedral.

João Tomás explicou, ainda, que a medalha entregue pelo IHGSP foi cunhada em homenagem ao IV centenário da fundação da Cidade de São Paulo, em 1954, ocasião em que a Catedral foi inaugurada.

LEIA TAMBÉM
Festival Revelando SP tem exposição comemorativa dos 70 anos da Catedral da Sé

MONUMENTO DA FÉ

Ao agradecer a homenagem à Catedral, Dom Odilo ressaltou que essa era a oportunidade de fazer memória de todos os que contribuíram para a construção e para a história da Sé.

“A Catedral é a Igreja-mãe de todas as igrejas de São Paulo. É a casa de oração, acolhedora e aberta, sempre, para toda a cidade, para a inteira família de Deus. Ela é o verdadeiro monumento, testemunhal da fé em São Paulo, é a referência também da unidade da fé e da caridade, na qual se expressa a fé comum do povo católico e a referência comum da fé inteira da Igreja”, afirmou o Cardeal Scherer que, assim como seu predecessor, Dom Duarte, também é membro do IHGSP.

Após a cerimônia, os convidados participaram de uma visita guiada pela Catedral, concluída na exposição “Sé: Catedral, Praça e Marco”, que apresenta 115 fotos de alguns dos principais nomes da área no último século, mostrando diversos momentos da Praça da Sé e da construção do templo.

CLIQUE AQUI E LEIA A REPORTAGEM ESPECIAL DO O SÃO PAULO PELOS 70 ANOS DA CATEDRAL

Deixe um comentário