Catequistas: discípulos missionários e peregrinos da esperança

Evento conclusivo da Semana Catequética 2024 aconteceu no sábado, 3, com palestras do Cardeal Scherer e de Dom Edilson de Souza Silva

Luciney Martins/O SÃO PAULO

O auditório da Faculdade Paulus de Comunicação (Fapcom), na Vila Mariana, sediou o evento conclusivo da Semana Catequética 2024, organizada pelo Grupo de Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de São Paulo.

Desde 29 de julho, aproximadamente 800 catequistas da Arquidiocese se reuniram nas seis regiões episcopais para momentos celebrativos e formativos. As Regiões Belém, Brasilândia, Lapa e Sé realizaram o encontro no formato on-line. Nas Regiões Ipiranga e Santana, a atividade foi no formato presencial.

No evento conclusivo, 330 representantes dos grupos de catequistas paroquiais, previamente escolhidos e inscritos pelos párocos, participaram das palestras do Cardeal Odilo Pedro Scherer, sobre “Catequista, Catequese e Sinodalidade”, e de Dom Edilson de Souza Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Referencial para a Catequese na Arquidiocese, com o tema “Catequista, promotor da esperança”.

FORMAÇÃO E AÇÃO

Padre Paulo Cesar Gil, Assistente Eclesiástico da Comissão de Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese, falou ao O SÃO PAULO que a Semana Catequética 2024 esteve em sintonia com o Ano da Oração em preparação do Ano Jubilar 2025, e “propôs uma reflexão sobre o protagonismo do catequista como pessoa de fé e promotor da esperança”.

O Coordenador ressaltou que os frutos da semana catequética “são a grande busca por conhecimento e motivação para a renovação catequética. Queremos que os catequistas, conscientes de sua missão, empenhem-se para o compromisso com a Catequese como discípulos missionários da esperança”, afirmou.

“Em sintonia com a Igreja, seguimos na busca de uma Catequese a serviço da iniciação à vida cristã. Temos programado outros eventos formativos e celebrativos, para favorecer o crescimento espiritual e pastoral de nossos catequistas. Além disso, em nossa Arquidiocese, temos a Escola São José de Anchieta que acolhe e acompanha uma nova turma, em vista do ministério do Catequista”, destacou Padre Paulo Cesar Gil.

“Que os catequistas, inseridos em suas paróquias e comunidades, deem testemunho da alegria de transmitir a fé cristã, busquem integrar as famílias no processo catequético e construam uma comunidade mais fraterna, mais orante e mais acolhedora”, finalizou o Sacerdote.

‘PROMOTORES DA ESPERANÇA’

Após oração inicial no sábado, Dom Edilson apresentou aos catequistas a perspectiva da esperança à luz do Evangelho, da Bula do Papa Francisco para o Ano Jubilar 2025 e dos documentos da Igreja, entre os quais o Catecismo da Igreja Católica.

“Catequistas, este é o convite: sejam portadores e promotores da esperança, sejam catequistas da esperança e da alegria para todos aqueles com os quais se encontram, se relacionam, dirigem sua palavra”, exortou.

O Bispo Auxiliar também destacou que os catequistas são, antes de tudo, batizados, “membros do Povo de Deus que, como tais, já se integraram no Corpo de Cristo, a Igreja, e participam do tríplice múnus de Cristo, que é sacerdote, profeta e Rei-Pastor. Sentindo-se chamados à missão de fazer ecoar o Evangelho e levar Cristo aos irmãos e irmãs, assumiram o ministério da Catequese e, desse modo, comprometeram-se ainda mais na missão, que é responsabilidade de todos os fiéis”.

Por fim, Dom Edilson motivou que não desanimem perante às dificuldades: “Obrigado pelo seu valioso trabalho e testemunho. Coragem e força na missão!”.

SÍNODO E SINODALIDADE

O Cardeal Scherer iniciou sua palestra agradecendo o empenho e dedicação de todos os catequistas da Arquidiocese: “Meu apreço e reconhecimento pela vocação de cada catequista. A Catequese é fundamental na transmissão e amadurecimento da fé em nossas comunidades”.

Falando sobre o tema “Catequista, Catequese e Sinodalidade”, Dom Odilo recordou a missão e o papel dos catequistas em uma Igreja sinodal. “O Sínodo traz como tema: comunhão, participação e missão. Estamos em um itinerário sinodal e a Igreja comunhão na catequese se faz de muitas maneiras quando o catequista, em comunhão e participação com a Igreja, promove a iniciação e vivência da vida e da fé cristã”, afirmou.

“Toda Catequese deve levar a comunidade de fé à participação na vida eclesial. A Igreja é missionária, em saída, vai ao encontro do irmão”, enfatizou Dom Odilo, convidando os catequistas a envolver os catequizandos e os pais para celebrar e viver a fé, também com práticas solidárias: “Os catequistas são discípulos missionários e peregrinos da esperança”.

SERVIR COM AMOR

Durante o encontro, a reportagem ouviu alguns catequistas. Leandro Gonçalves Garcia, 38, é promotor de eventos e catequista há três anos na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Edu Chaves, na Região Santana. “Sou de família católica, mas estava um pouco afastado da Igreja e há pouco mais de três anos tive um profundo encontro com Cristo, momento da minha conversão. Senti Deus me chamando para servir, para anunciar sua Palavra. Assim, sob orientação do Pároco, eu decidi ser catequista. Foi a melhor decisão da minha vida. É belo ver o florescer da fé nas crianças e nos jovens, além de fortalecer a minha própria fé”, afirmou.

Maria da Conceição Gomes Basso, 75, é catequista há 20 anos na Paróquia Cristo Rei, no bairro Anhanguera, na Região Lapa: “É tão gratificante proclamar a Palavra de Deus e ver meus catequizandos seguindo na comunidade. Outros se afastam, mas a semente foi plantada nos corações”.

SEMANA CATEQUÉTICA NAS REGIÕES EPISCOPAIS

Pascom paroquial

Iniciando a Semana Catequética Arquidiocesana, os catequistas das paróquias e co­munidades da Região Belém reuniram-se na noite de 29 de julho na Paróquia São Carlos Borromeu, na Vila Prudente, Decanato Santa Maria e São José, para a missa de abertura, presidida por Dom Cícero Alves de França e concelebrada por padres atuantes na Região. (por Fernando Arthur)

Pascom paroquial

Em 30 de julho, na Paróquia Santa Cândida, Decanato São Marcos, foi realizada a missa de abertura da Semana Catequética 2024 na Região Ipiranga, presidida por Padre Uilson dos Santos, Vigá­rio Adjunto, concelebrada pelos Padres Anderson Marçal, Pároco e Assistente Eclesiástico Regional da Comissão Bíblico-Catequética, e Marcos Roberto Pereira, Vigário Paroquial. No dia 1º, os catequistas das paróquias e comunidades da Região participa­ram da formação na Paróquia Nossa Senhora de Sião, Decanato São Marcos, explanada por Padre Paulo Cesar Gil, Assistente eclesiástico da Comissão de Animação Bíblico-Ca­tequética da Arquidiocese. (por Pascom Regional)

Osvaldo Reis

Na Paróquia São João Maria Vianney, Decanato São Simão, em 30 de julho, Dom Edilson de Souza Silva, presidiu a missa de abertura Semana Catequética 2024 na Região Lapa. Na homilia, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Re­gião Lapa lembrou que o evento tem por objetivos per­ceber os desafios e oportunidades com relação à prática catequética e a elaboração de um planejamento com me­tas claras e ações concretas, integradas ao Projeto Pas­toral da Região e ao Plano de Pastoral da Arquidiocese. (por Benigno Naveira)

Giuseppe D’Aleo

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, participou com os catequistas da Região Santana do momento formativo, cuja palestra principal, inspirada no Jubileu 2025 foi: “Catequista, peregrino da esperança”, explanada pelo Padre Geraldo Raimundo Pereira, Assessor Eclesiástico da Comissão Bíblico-Catequética da Região Lapa. (por Juliana Bacci)

Equipe de Animação Bíblico Catequética

Em 30 de julho, aconteceu o início da Semana Catequética 2024 na Região Sé. A missa, com o tema “Catequista, uma pessoa de fé”, ocorreu na Paróquia Santo Agostinho, Deca­nato São Tiago de Alfeu, presidida por Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé. Concelebraram o Padre Sancley Gondim, Assistente Eclesiásti­co regional da Animação Bíblico-Catequética, e o Frei Everton de Freitas, OSA, Pároco, com ampla participação dos catequistas da Região. (por Secretariado de Comunicação da Região Sé)

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Sayuri
Sayuri
3 meses atrás

Eu estava no evento “Catequistas: discípulos missionários e peregrinos da esperança” e foi um evento fantástico, o Jubileu do Padre Geraldo e a palestra do Cardeal Dom Odilo foi a cereja do bolo. Tudo muito bem organizado.