Catequistas estudam a carta aos Gálatas no encerramento do Mês da Bíblia

A atividade ocorreu no contexto da 50ª edição do Mês da Bíblia

Luciney Martins/O SÃO PAULO – Arquivo

O Grupo de Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de São Paulo realizou entre os dias 22 e 24, encontros on-line para os catequistas, conduzidos pelos Padres Silvio Oliveira, Paulo Gil, José Lino e Boris Agustín Nef Ulloa, da Faculdade de Teologia da PUC-SP, além da Irmã Isabel Patuzzo e de Dom José Benedito Cardoso, Bispo Auxiliar da Arquidiocese.

A atividade ocorreu no contexto da 50ª edição do Mês da Bíblia, que teve como tema a Carta de São Paulo aos Gálatas e o lema “Todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d). Durante a formação, houve a contextualização da sociedade cultural da época em que o livro foi escrito e do olhar paternal do Apóstolo São Paulo para com os gálatas, com mensagens que são atuais para a Igreja ainda hoje.

Padre Silvio Oliveira, Assistente Eclesiástico da Catequese na Região Episcopal Brasilândia, lembrou que o Apóstolo tinha preocupação com as informações que recebia de que os ensinamentos iniciais dados àquela comunidade estavam se perdendo, o que fez com que ele se preocupasse em falar novamente sobre as verdades de fé.

O período exato a que se refere esta carta é indeterminado, mas o tempo da escrita tem sido fixado entre 50 e 52 d.C. O conteúdo da carta já é trabalhado no primeiro capítulo com a graça e a paz pelos sacrifícios de Deus por Jesus Cristo. Paulo em sua carta chama a atenção para o que ele prega ser verdadeiro, que Jesus é o Salvador, não se deixando levar por influência de outras pessoas, o que é essencial para ser salvo é a defesa da fé.

A atividade formativa também contemplou leituras, momentos de reflexão e interações com os internautas que acompanharam os encontros on-line, cujas íntegras podem ser acessadas pelas redes sociais da Arquidiocese de São Paulo (@arquisp).

(Com informações do Padre Silvio Oliveira)

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter