Católicos em São Paulo rezam pela paz na Ucrânia

Missa na Catedral da Sé foi realizada no sábado, na memória dos 2 anos do começo da invasão russa ao território ucraniano

Reprodução

A comunidade católica ucraniana em São Paulo participou na tarde do sábado, 24, na Catedral da Sé, da missa em sufrágio pelos que morreram na Ucrânia desde a invasão do território daquele país pelas tropas russas, em fevereiro de 2022. 

A Eucaristia foi presidida pelo Padre Luiz Eduardo Pinheiro Baronto, Cura da Catedral, tendo como concelebrantes o Cônego Helmo Faccioli, Auxiliar do Cura, e o Padre Josafat Vozivoda, Pároco da Paróquia Católica de Rito Ucraniano Imaculada Conceição, localizada na zona Leste da cidade. 

“Nesta eucaristia, rezaremos pelas vítimas desta terrível guerra que se impôs pela Rússia contra a Ucrânia e que no dia de hoje completa dois anos. Estamos aqui para rezar em sufrágio de todos que morreram, sobretudo os civis e inocentes, bem como rezar pelo povo da Ucrânia que luta para defender seu território. Rezamos também para que a paz se restabeleça neste território e que possamos conviver, como nos propõe a Campanha da Fraternidade deste ano, com uma justa amizade social, vendo no outro não um inimigo, mas um irmão e uma irmã”, ressaltou o Padre Baronto no começo da missa. 

Autoridades consulares da Polônia, Armênia, Alemanha, Paraguai e Bélgica participaram da celebração, bem como o cônsul honorário da Ucrânia, o senhor Jorge Rybka, que ao final discursou, destacando ser aquele um dia de fazer memória das vítimas desta guerra e de pedir pela paz na Ucrânia. 

Antes da bênção final, o Padre Josafat Vozivoda conduziu uma oração mariana e lembrou que o ucranianos sempre deram testemunho da fé católica mesmo em momentos em que sofreram perseguições, como ocorre atualmente. 

O PEDIDO DE ORAÇÕES DA CNBB PELO FIM DA GUERRA

Atendendo a um pedido do Arquieparca da arquieparquia de São João Batista dos Ucranianos no Brasil, Dom Volodemer Koubetch, sediada no Paraná, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou na sexta-feira, 23, uma carta a todos os bispos do Brasil, com um pedido de oração pelos dois anos da guerra na Ucrânia, relembrados no sábado, 24 de fevereiro.

Na carta, assinada por Dom Ricardo Hoepers, Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário-geral da CNBB, a conferência dos bispos chama a atenção ao fato de que o futuro de milhões de pessoas deslocadas se mostra incerto após os “contínuos bombardeios e a destruição assustadora”.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários