Católicos participarão ‘virtualmente’ de romaria a Aparecida

A pandemia de COVID-19 não irá impedir a realização da 119ª Romaria da Arquidiocese de São Paulo a Aparecida (SP), no próximo domingo, 3 de maio.

Pela primeira vez em mais de um século, a histórica romaria não terá a presença física do povo no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, devido às medidas de isolamento social para conter o avanço do contágio do novo coronavírus. No entanto, os católicos paulistanos estarão unidos em comunhão e oração a esse momento de fé e devoção pela padroeira do Brasil, com a ajuda das mídias digitais e da televisão.    

Na Casa da Mãe Aparecida, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidirá uma missa às 12h, concelebrada pelos bispos auxiliares e alguns sacerdotes, transmitida, ao vivo, pela TV Aparecida,
 pela rádio 9 de Julho (AM
1600 kHz) e pelas redes sociais
 da Arquidiocese.

“Colocaremos nas mãos e no coração de Nossa Senhora Aparecida as nossas paróquias e comunidades, as famílias e cada pessoa. Rezaremos especialmente pelos pobres e os doentes e por aqueles que cuidam deles. Pediremos a Nossa Senhora, ‘Auxílio dos Cristãos’ e ‘Saúde dos Enfermos’, que olhe por todos com carinho maternal”, disse o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, em carta dirigida a toda a Arquidiocese.

PARTICIPAR MESMO EM CASA 

“Será um ano muito diferente em toda a história de romarias da Arquidiocese de São Paulo, mas não é porque será diferente que vamos deixar de lado a romaria. Queremos manter o elo desses 119 anos que a Arquidiocese participa em Aparecida, das orações junto à imagem da Padroeira do Brasil. Por isso, a importância, mesmo com todas as restrições, de mantermos a nossa mobilização e solidariedade”, disse ao O SÃO PAULO o Padre Tarcísio Marques Mesquita, Coordenador do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral.

Dom Odilo convidou todos os padres, religiosos e leigos a se unirem, mesmo a distância à romaria deste ano. Seguindo as recomendações das autoridades sanitárias, apenas o Cardeal, os bispos auxiliares e poucos padres representarão a Arquidiocese no santuário mariano.

“Formemos uma corrente de solidariedade, fé e esperança de um povo peregrino, pois é assim que a romaria é lembrada. De um povo também que sabe se mobilizar e usar dos recursos atuais, para não perder de forma alguma o elo com as coisas sagradas e com a solidariedade, que não pode faltar na vida de ninguém, sobretudo na de uma pessoa cristã”, completou Padre Tarcísio.

UNIDOS EM ORAÇÃO 

Dom Odilo recomendou que todos façam um momento de preparação para a romaria, cada um em sua casa, com a própria família ou nas organizações comunitárias, nos dias 29 e 30 de abril e em 1º e 2 de maio, mediante a oração do Santo Rosário e da Ladainha de Nossa Senhora, e que as paróquias transmitam esse momento e convidem o povo a se unir à peregrinação, mesmo ficando em casa.

E também pediu, como sinal de participação e comunhão, que em todas as igrejas os sinos sejam tocados por três minutos no dia 3 de maio, após a bênção final da missa.

UMA LONGA HISTÓRIA DE COMUNHÃO 

Em 1717, quando foi encontrada a imagem da Padroeira do Brasil, todo o estado de São Paulo pertencia à então Diocese do Rio de Janeiro. Com a criação da Diocese de São Paulo, em 1745, que depois foi elevada a Arquidiocese, em 1908, Aparecida passou a fazer parte de seu território. Somente em 1958 foi criada, pelo Papa Pio XII, a Arquidiocese de Aparecida, tendo como primeiro Arcebispo o Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, até então Arcebispo de São Paulo.

Dom Duarte Leopoldo e Silva, em 1908, obteve do Papa Pio X a concessão do título Ba- sílica Menor para a primeira igreja construída em 1745 em Aparecida, popularmente conhecida como Basílica Velha. Na ocasião, Dom Duarte também celebrou a dedicação do templo.

Até a chegada dos primeiros missionários redentoristas, em 1894, o atendimento pastoral e espiritual da Basílica de Aparecida ficou aos cuidados do clero da Diocese de São Paulo.

(Colaborou: Fernando Geronazzo)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários