Ciclovia da Cidade Universitária incentiva hábitos mais saudáveis e sustentáveis

Com a volta das atividades presenciais, o novo sistema cicloviário da Cidade Universitária deverá ser utilizado por 5 mil pessoas diariamente

Marcos Santos /USP Imagens

Na manhã de quarta-feira, 19 , dirigentes da Universidade e representantes de grupos de ciclistas se reuniram para inaugurar oficialmente o novo sistema cicloviário da Cidade Universitária.

“Não é só a inauguração de uma ciclovia, é uma mudança de postura. A Universidade está priorizando o pedestre, está contribuindo para a mudança do nosso comportamento para tornarmos o campus mais sustentável e mais amigável”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.

O sistema é composto de quase 30 km de ciclofaixas, que já estão interligadas à malha cicloviária do município de São Paulo pelos Portões 1 e 2. Ainda estão previstas a construção de aproximadamente 6 km de caminhos cicláveis – vias que entram no espaço das Unidades e Órgãos Centrais – e a instalação de paraciclos. O projeto do sistema cicloviário da Cidade Universitária começou a ser implantado no ano passado e o investimento total foi de R$ 3,4 milhões.

“Este plano ciclo viário está sendo implantado com todos os requisitos técnicos da legislação e da boa prática de ciclismo. Após sua implantação definitiva e com o uso pela comunidade, alguns ajustes poderão ser necessários. Acredito que esta entrega, além de incrementar a sustentabilidade do campus, pode ser um exemplo para que outras cidades e campi universitários avaliem a possibilidade de adotar a mobilidade ativa”, explicou o prefeito do campus USP da Capital, Hermes Fajersztajn.

Fonte: Jornal da USP

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários