Clero atuante na Região se reúne em celebração penitencial

Foto: Fernando Arthur

Na sexta-feira, 8, na Paróquia Santa Luzia e São Pio X, em Sapopemba, Dom Odilo Pedro Scherer presidiu a celebração penitencial com a presença de padres e diáconos atuantes na Região Belém. A iniciativa foi preparada pela Pastoral da Fraternidade Presbiteral da Região e contou com cerca de 50 participantes. 

“A Quaresma é o principal tempo de penitência para a Igreja, e por isso esta- mos aqui. Deus não se cansa de perdoar, e aqui estamos de coração contrito diante do Pai que vai nos abraçar com sua misericórdia nesta celebração”, afirmou o Arcebispo Metropolitano ao saudar o clero no início da celebração. 

Em sua reflexão, o Cardeal Scherer comentou acerca do trecho do Evangelho de Lucas que narra a parábola da ovelha perdida (Lc 15,4-7), proclamado na celebração. “Quando o pecador volta para a casa paterna, o céu se alegra”, afirmou. “Nós estamos aqui, não porque nos consideramos justos confirmados, mas porque também nos reconhecemos pecadores. E se exercemos o serviço da reconciliação para os nossos irmãos, porque é nosso dever, nosso ministério, ao mesmo tempo nós participamos com eles das mesmas fragilidades”. 

Dom Odilo também ressaltou que os padres são chamados a ser pastores em nome de Cristo, cuidadores do rebanho; e exortou os sacerdotes a cuidar dos fiéis com o coração generoso, e não por torpe ganância, como diz o apóstolo Pedro; e a ser modelo, apegando-se às coisas de Deus. “Nossa esperança é o Senhor, nossa herança é o Senhor, pois Jesus prometeu, e precisamos lembrar muitas vezes disso”, afirmou. 

Em seguida, o Padre Fausto Marinho, responsável pela Fraternidade Presbiteral, conduziu um exame de consciência, que foi preparado com base nas promessas sacerdotais, e que possibilitou ao clero refletir sobre o exercício do seu ministério. 

Ao fim da celebração, o Arcebispo recordou que os sacerdotes devem sempre se lembrar dos padres idosos e doentes, e pediu preces para Dom Cláudio Hummes e para os outros sacerdotes enfermos. 

Fernando Arthur
Colaborador de comunicação na Região Belém

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários