Com influência do El Niño, verão começa chuvoso e com altas temperaturas, prevê CGE da Defesa Civil de SP

Verão começa nesta sexta-feira (22) com previsão de pancadas de chuva e temperaturas elevadas; estação mais quente e chuvosa do ano poderá ter recorde de temperaturas e chuvas de moderadas a fortes

Pexels

O verão começa nesta sexta-feira (22), às 00h27, com possibilidade de pancadas de chuva de moderada a forte e temperatura elevada em todo o Estado de SP. Após uma semana de altas temperaturas e tempo mais seco, as chuvas retornam, principalmente na faixa leste, região norte, Capital e região metropolitana de SP, prevê o CGE da Defesa Civil estadual (Centro de Gerenciamento de Emergência). Segundo os meteorologistas do CGE, as chuvas chegam nesta sexta e se estendem pelo fim de semana do feriado de Natal.

Os atuais modelos meteorológicos indicam que a soma entre o escoamento de umidade e a elevação das temperaturas deve contribuir para a formação de zonas de instabilidade atmosférica sobre o Estado, gerando pancadas de chuva em todo território paulista, principalmente na faixa leste e norte, incluindo a Capital e região metropolitana de SP. Por causa das altas temperaturas, essa chuva será acompanhada de fortes rajadas de vento, descargas elétricas e até mesmo a possibilidade de queda de granizo em algumas regiões. Com isso, os meteorologistas da Defesa Civil preveem um fim de semana natalino chuvoso, principalmente no final das tardes, podendo, inclusive, gerar transtornos como pontos de alagamento e enxurradas.

CGE prevê verão 23/24 com chuva acima da média e calor intenso
O final deste ano será marcado por chuva intensa em todo o Estado, com maior concentração nos municípios da faixa leste. No mês de janeiro o El Niño continuará a influenciar a região sudeste e com isso teremos temperaturas bem altas em todo o Estado de SP. A previsão é de que as chuvas fiquem acima da média histórica em praticamente todas as regiões.

Já no mês de fevereiro a tendência é de permanência do calor intenso e redução do volume de chuva, não havendo, até o momento, indicadores de recordes de chuva. Contudo, é importante destacar que, embora não chova acima da média, haverá dias com chuva, principalmente ocasionadas por zonas de instabilidade geradas pelas altas temperaturas.

Campanha SP Sempre Alerta manterá Sistema de Proteção e Defesa Civil em prontidão durante todo verão
A Campanha SP Sempre Alerta, lançada no último dia 14, intensificará as ações de prevenção aos desastres naturais em todo o Estado de SP. A iniciativa integra diversas secretarias estaduais e amplia as ações de alerta em situações de risco e investimento em tecnologia de ponta para monitoramento meteorológico e proteção da população.

Uma das ações incorporadas pela campanha é o uso de novas sirenes de alerta para temporais em áreas de risco. O equipamento já está em uso no município de São Sebastião, no Litoral Norte, e também será instalado nas cidades de Guarujá, na Baixada Santista, e em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. As regiões foram selecionadas devido ao histórico de inundações e deslizamentos no período chuvoso.

Outra novidade é a modernização do monitoramento meteorológico feito pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Um novo radar foi instalado no município de Ilhabela, no Litoral Norte, com capacidade para acompanhar tempestades e rajadas de vento em toda a costa paulista, com investimento de R$ 10 milhões. O software Earth Network também é usado para registrar descargas elétricas na atmosfera com mais precisão, facilitando a emissão de alertas em tempo real.

A campanha SP Sempre Alerta também aperfeiçoa a comunicação de alertas e medidas preventivas em todo o território paulista, com distribuição de faixas, folhetos, cartilhas e conteúdo multimídia de prevenção a desastres climáticos. As ações serão classificadas com as cores verde, amarela e vermelha, dependendo do grau de risco, para facilitar a compreensão da população sobre a gravidade de cada cenário.

Plano preventivo de Defesa Civil
A partir de agora, o Plano de Prevenção de Defesa Civil também integra a campanha SP Sempre Alerta. Em vigor desde o último dia 1º de dezembro até 31 de março, o plano envolve ações de monitoramento dos índices de chuva acumulada e da previsão meteorológica, vistorias de campo e atendimentos emergenciais a municípios ou regiões afetadas por desastres.

Em outra frente, uma parceria da Defesa Civil do Estado com a Aneel vai viabilizar apoio para a implantação de sensores para ações antecipadas do poder público e das concessionárias de distribuição de energia frente a eventos climáticos extremos.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários