Com missa, Convento São Francisco comemorará 375 anos

Um dos conventos mais antigos da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e da história do País completará no sábado, 17, na festa das chagas de São Francisco de Assis, 375 anos de existência, encerrando o ano jubilar que teve início nesta data no ano passado. Para celebrar o fato, será celebrada uma missa no Convento São Francisco, nesse dia, às 12h, no Largo São Francisco, 133, centro de São Paulo.

Este patrimônio religioso e cultural se vincula à história da cidade de São Paulo, que foi fundada no dia 25 de janeiro de 1554, com a celebração de uma missa pelos padres Jesuítas no atual Pateo do Collegio. Uma disputa entre colonos e religiosos culminou com a expulsão dos Jesuítas em 1640. Naquele mesmo ano, chegava a São Paulo uma caravana de sete religiosos franciscanos, instalando-se numa casa em frente à Ermida de Santo Antônio, na atual Praça do Patriarca. 

Dois anos depois, no dia 24 de dezembro de 1642, os frades ganharam um terreno, doado pela Câmara Municipal, de “oitenta braças de chão”, e de imediato deram início à construção do convento. 

No dia 17 de setembro de 1647, foi inaugurado o Convento de São Francisco e de São Domingos, seu primeiro nome, então o maior já construído em São Paulo. 

Por Frei Mario Tagliari
Colaboração especial para a Região Episcopal Sé

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários