Começam os preparativos para o centenário da Paróquia São Pedro Apóstolo

A Paróquia foi criada oficialmente em 1926, mas a história começou bem antes. Em 1914, o prédio da igreja já estava sendo erguido

Edimilson Fernandes

A elaboração da “Oração do Jubileu de 100 anos da Paróquia São Pedro Apóstolo”, pelo Padre Claudinei de Arruda Lucio, Pároco, em maio, foi o primeiro ato de preparação do centenário dessa Paróquia no bairro do Tremembé, que ocorrerá em 2026. A oração começa com um agradecimento a Jesus e a todas as pessoas – leigos e dezenas de padres e religiosos consagrados – que ajudaram a propagar o Evangelho neste pedaço arborizado de São Paulo, ao pé da Serra da Cantareira, na Região Episcopal Santana.

Padre Claudinei tomou posse em 13 de dezembro do ano passado e é o 19º padre a atuar na São Pedro, fundada em 1º de dezembro de 1926, por Dom Duarte Leopoldo e Silva, então Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

A pintura da parede atrás do altar também faz parte de uma grande reforma pela qual a igreja vai passar até o jubileu. “É um privilégio celebrar os 100 anos. Uma grande responsabilidade recapitular e valorizar o trabalho de inúmeros leigos que aqui contribuíram para a construção da Paróquia e dos padres que por aqui passaram. A data vai ser uma marca para o bairro”, avalia Padre Claudinei, que conta com a colaboração do Diácono Permanente Vinicio de Andrade para as atividades na igreja matriz e nas Comunidades Nossa Senhora Aparecida e Santa Rosa de Lima.

Igreja viva e ativa

As restrições da pandemia não impediram que dezenas de leigos engajados fizessem o Drive Thru de São Pedro – em todos os fins de semana de junho e no dia do padroeiro. Ao longo do último mês, três grupos de crianças e alguns adultos também receberam o sacramento da primeira Eucaristia.

Atualmente, a Paróquia São Pedro tem ativos os grupos da Pastoral do Batismo, Crisma, Catequese Familiar; do Dízimo, Juventude e da Liturgia. “Nós nos sentimos privilegiados em poder proclamar a Palavra”, relata Sonia Kramper, que coordena o grupo litúrgico da missa das 8h aos domingos.

O Ministério da Música, coordenado até recentemente por Paulo de Tarso Marques, também conta com uma escala para todas as celebrações. “O louvor chega a Deus como forma de amor e gratidão. É parte fundamental das missas,” lembra o músico Pedro Gomes.

Movimentos tradicionais, como o Apostolado da Oração e os Vicentinos, também atuam na Paróquia. Entre as obras sociais estão a Creche CEI Pedro Apóstolo e o Abrigo dos Velhinhos Frederico Ozanam.

Em junho, houve a chegada da Banda Theotókos (Mãe de Deus), cujos integrantes, além de cantarem em algumas celebrações, também “botaram a mão na massa” nos quatro fins de semana do Drive Thru de São Pedro. “Isso nos fez renovar o sentimento de acolhida ao sermos recebidos pelo querido Padre Claudinei, o Diácono Vinicio e sua comunidade. Hoje, nós nos somamos a esta grande família paroquial, unida pelo amor, pela gratidão e pela fé”, destacam Simone, Marinna e Miguel, da família Ozelin.

Ícone e referência para o Tremembé

A Paróquia São Pedro foi criada oficialmente em 1926, mas a história começou bem antes. Em 1914, o prédio da igreja já estava sendo erguido. A escolha do padroeiro foi uma homenagem a Pedro Vicente de Azevedo, marido de Maria Amália Lopes de Azevedo, que dá nome a uma das principais ruas do bairro. “Foi construída por mestres de obras da região”, conta a ativista cultural Regina Maura Mendonça, assistente social aposentada, que mantém um blogue e uma página no Facebook para resgatar a história do bairro.

Nos anos 1920, havia apenas 6 mil habitantes no Tremembé. Hoje, são mais de 200 mil moradores. Mesmo após tantas mudanças durante mais de nove décadas, porém, a Igreja de São Pedro continua se destacando. E não apenas na paisagem. “É um ícone do bairro, que ajudou a integrar as famílias”, aponta Regina Maura.

(Por Edmilson Fernandes – Colaboração especial para a Região)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários