Comiar Santana dá início a comunidade eclesial missionária on-line

Motivar, acompanhar e formar comunidades eclesiais missionárias tem sido um dos focos de ação da Comissão Missionária Arquidiocesana (Comiar) da Região Episcopal Santana.

Na noite da terça-feira, 23, mais um passo foi dado nesta caminhada: o início da primeira comunidade eclesial missionária on-line do Comiar Santana, durante um encontro virtual que contou com a participação do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, e de Dom Jorge Pierozan, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana.

“Dom Odilo nos motivou na perseverança com esta comunidade virtual, mas nos lembrou da importância da comunidade eclesial missionária presencial”, contou ao O SÃO PAULO o Padre Erly Avelino Guillén Moscoso, Assessor Eclesiástico do Comiar Santana, que agradeceu pela bênção e a motivação que o Arcebispo e Dom Jorge deram para o início dos trabalhos.

As reuniões dessa comunidade eclesial missionária on-line acontecerão sempre às terças-feiras, às 20h, virtualmente. Do primeiro encontro participaram 12 pessoas. Além do Padre Erly, a atividade é mediada pela senhora Sandra Maria Alves, coordenadora do Comiar Santana.

“Nesse modelo virtual, o ideal é ter de 12 a 15 pessoas, para que haja uma boa dinâmica de partilha das alegrias, preocupações e desejos dos integrantes. Além disso, nessa quantidade todos têm a oportunidade de falar, bem como de partilhar a Palavra de Deus e outras meditações de fé, e, assim, cada um ajuda a enriquecer a nossa reflexão, com a graça do Espírito Santo”, ressaltou Padre Erly.

O Sacerdote lembrou, porém, que embora os encontros se deem no ambiente on-line, todos os participantes são convidados a participar ativamente no dia a dia de suas comunidades e paróquias presencialmente.

“Queremos incentivar que essas pessoas que participam possam também se engajar nas comunidades presenciais que venham a surgir na nossa Região”, comentou Padre Erly.

SAIBA MAIS SOBRE AS COMUNIDADES ECLESIAIS MISSIONÁRIAS

As Comunidades Eclesiais Missionárias (CEM) são voltadas à concreta conversão pastoral, por meio da vivência da comunhão e da solidariedade, e devem propiciar meios para a Iniciação à Vida Cristã e para uma formação cristã sólida, integral e permanente.

Conforme apontam as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023), a conversão pastoral implica “a formação de pequenas Comunidades Eclesiais Missionárias, nos mais variados ambientes, que sejam casas da Palavra, do pão, da caridade e abertas à ação missionária” (n.33); a fim de que nessas comunidades “os cristãos leigos e leigas, a partir da participação na vida da Igreja, do senso de fé, dos carismas, dos mistérios e do serviço cristão à sociedade, vivam sua vocação e sua missão, em comunhão e solidariedade” (n.36).

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários