Na quinta-feira, 5, na Catedral da Sé, a Comissão Arquidiocesana de Liturgia (CAL) esteve reunida pela última vez neste ano. Participaram Dom Edilson de Souza Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Referencial arquidiocesano para a Liturgia; Padre Helmo Cesar Faciolli, Assistente Eclesiástico para a Liturgia arquidiocesana; e os Padres Thiago Faccini, Álvaro Moreira, Ernandes Junior, Yago Ferreira e leigos participantes dessa Comissão nas regiões episcopais.
Entre as pautas tratadas estiveram as reflexões e propostas de ação para 2025, com calendários de formações e reuniões.
Padre Thiago Faccini refletiu sobre a função dessa Comissão. Houve, ainda, a leitura da ata de reunião anterior, bem como da Síntese de Avaliação por Região, em questionário encaminhado antecipa-damente às regiões episcopais.
Dom Edilson propôs os temas para as formações litúrgicas que acontecerão em 15 de março de 2025, abordando a Sacrosanctum Concilium, e se definiu a celebração eucarística para a data de 13 de setembro.
As atribuições da CAL foram recordadas pelo Padre Álvaro. Já o Padre Ernandes conduziu o momento mariano. O Padre Luiz Eduardo Baronto, Cura da Catedral, falou sobre o folheto Povo de Deus em São Paulo, e as questões sobre Canto Litúrgico foram tratadas pelo maestro Delphin Porto, do coro da Catedral Metropolitana. A bênção final de Dom Edilson marcou o encerramento da reunião.
Por Ruy Halasz
Da Comissão Arquidiocesana de Liturgia