
A Comissão Arquidiocesana de Liturgia (CAL), realizou no sábado, 15, a primeira formação litúrgica deste ano, no auditório da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), com a participação de aproximadamente 150 pessoas das seis regiões episcopais.
Após a oração da Hora Média, Dom Edilson de Souza Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa e Referencial para a Liturgia Arquidiocesana, acolheu os participantes. Depois, passou a palavra ao Cônego Helmo Cesar Faciolli, Assessor Eclesiástico Arquidiocesano da CAL, que agradeceu a presença de todos. Também participaram os Padres Thiago Faccini Paro, liturgista e especialista em Arte Sacra, e Álvaro Moreira Gonçalves, Assistente Eclesiástico da Liturgia na Região Brasilândia.

A assessoria do encontro foi do Padre José Edson de Santana Barreto, que tratou sobre o tema “O sentido espiritual da celebração eucarística – gestos e símbolos”. Inicialmente, ele abordou os aspectos gerais dos gestos e símbolos na liturgia, e destacou: “A liturgia exige, antes de tudo, a compreensão e a vivência interior dos sinais e gestos do que fazemos.”
Na sequência, Padre José Edson falou detalhadamente sobre alguns gestos e símbolos, tais como: o gesto de passar pela porta para adentrar à Igreja, tendo como símbolo a porta, Jesus; a procissão, que simboliza que somos um povo a caminho; o sinal da Cruz, o sinal do cristão; o incenso, símbolo de oração e sacrifício de amor; o gesto de estar em pé, que indica liberdade, respeito e disponibilidade; o bater no própio peito pedindo perdão; o ficar sentado, que expressa tranquilidade, dignidade e concentração.

Depois, o Padre José Edson abordou os ensinamentos sobre o Ambão – lugar da Palavra; o Altar, coração da Igreja; o rito de bênção a Deus pelos seus dons; a Apresentação das Oferendas, destacando que Deus ama a quem dá com alegria; e a Fração do pão e a bênção, a nossa resposta aos dons de Deus.
Após o assessor do encontro esclarecer dúvidas dos participantes, Dom Edilson salientou a importância das formações sobre liturgia, desejando que elas sejam motivadoras para que cada um possa aprofundar-se na formação individual. Por fim, agradeceu ao Padre José Edson pelo empenho e preparo para tratar do tema, e recomendou às equipes de liturgia que tenham cuidado ao celebrar a liturgia da Semana Santa, para evitar exageros.
A próxima formação da Comissão Arquidiocesana de Liturgia acontecerá em setembro.
Por Adriana Gaeta
Comunicação da Comissão Arquidiocesana de Liturgia