Comissão do Centenário de Dom Paulo avalia as primeiras atividades realizadas

A próxima reunião da Comissão acontecerá em 11 de novembro

Reprodução

Em reunião on-line realizada na tarde da sexta-feira, 24, a Comissão do Centenário de nascimento do Cardeal Paulo Evaristo Arns, que tem preparado e coordenado as ações comemorativas em âmbito arquidiocesano, avaliou as primeiras atividades já realizadas, com destaque para a missa de abertura, no dia 14, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, na Catedral da Sé.

Na reunião, foi recordado que após a missa já foram realizadas lives comemorativas sobre Dom Paulo envolvendo a PUC-SP, por meio da Faculdade de Teologia.

Durante a reunião, Dom Odilo lembrou que é importante que também nas regiões episcopais se promovam momentos para resgatar as memórias de convivência com Dom Paulo Evaristo Arns, o que proporcionará, também, que pessoas que não tiveram a chance de conviver e experimentar a vida pastoral da Igreja em São Paulo enquanto ele foi Arcebispo, entre 1970 e 1998, possam conhecê-lo melhor. A proposta é que os coordenadores de pastoral das regiões episcopais viabilizem a melhor maneira de realizá-las nas comunidades, particularmente na periferia com os agentes de pastoral, de modo presencial ou on-line.

A Comissão fará um levantamento de outras dimensões da atuação de Dom Paulo no ambiente acadêmico e jurídico para que também se regaste a memória da atuação do ‘Cardeal da Esperança’ nesses âmbitos.

Outra preocupação é a de catalogar e registrar todos os conteúdos veiculados pela mídia a respeito do centenário e demais iniciativas da sociedade civil, como a recente homenagem que o Sport Club Corinthians Paulista prestou a Dom Paulo: na partida contra o Palmeiras, no sábado, 25, os jogadores do clube alvinegro, do qual o Cardeal Arns era torcedor, entraram em campo com uma faixa alusiva ao centenário. A iniciativa é parte das ações que o Departamento de Responsabilidade Social e Cidadania do clube tem feito para homenagear Dom Paulo. No dia 18, na sede social do clube, foi inaugurada uma mostra cultural sobre o Cardeal Arns, com curadoria e acervo pessoal de Paulo Pedrini.

A próxima reunião da Comissão acontecerá em 11 de novembro, para dar sequência ao planejamento das atividades comemorativas do centenário de nascimento de Dom Paulo Evaristo Arns, que morreu em dezembro de 2016, aos 95 anos de idade.

(Com informações do Padre Tarcísio Mesquita)

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter