Comissão Episcopal Representativa prepara Assembleia do Regional Sul 1

Atividade acontecerá de modo on-line entre os dias 9 e 10 de junho

Foto: Regional Sul 1 da CNBB

Ocorreu na manhã da quinta-feira, 20, a reunião da Comissão Episcopal Representativa do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), composta pelos bispos da presidência do Regional, pelos presidentes das Sub-Regiões Pastorais, e representantes do Conselho Permanente da CNBB nacional. Foi utilizada a modalidade remota.  

De acordo com o secretário do Regional, Dom Luiz Carlos Dias, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, a reunião decorreu em clima cordial, com os bispos oferecendo boas contribuições nas tratativas. Ele acrescentou que dentre as abordagens, a principal foi referente à Assembleia do Conselho Episcopal Regional (CONSER), prevista para os dias 9 e 10 de junho próximo, também por videoconferência. 

Dom Luiz Carlos disse que a Assembleia é um momento importante para o fortalecimento da unidade entre os bispos do Estado de São Paulo, assim como, para o acompanhamento dos trabalhos administrativos e pastorais, e dos projetos missionários do Regional Sul 1. Ainda acrescentou que na reunião, os bispos também definiram a abordagem dos temas: Sinodalidade, Comunhão e Missão, a cargo de Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo de Santo André; e o documento sobre a Palavra de Deus, apresentado na recente Assembleia Geral dos Bispos, com a assessoria do Padre Boris Agustín Nef Ulloa, Diretor da Faculdade de Teologia da PUC-SP.  

Na Representativa, os bispos foram atualizados pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer sobre os preparativos para a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, pelo Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), que será realizada de 21 a 28 de novembro de 2021, presencialmente no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, e de forma remota em outros lugares da América Latina e do Caribe. 

Os bispos também refletiram sobre a melhor maneira de se realizar as coletas neste ano, e sobre os projetos missionários na Amazônia e na Diocese de Pemba (Moçambique, África). 

Na ocasião, foram confirmados os bispos referenciais para as seguintes pastorais: Carcerária – Dom Luiz Antônio Cipollini, da Diocese de Marília; Menor – Dom Luiz Gonzaga Fecchio, da Diocese de Amparo; Criança – Dom Carlos Silva, Auxiliar de São Paulo; Indigenista: Dom Manoel Ferreira dos Santos  Júnior, da Diocese de Registro; Comissão para a Defesa da Vida –Dom José Benedito Cardoso, Auxiliar de São Paulo.  

Ao final Dom Pedro Luiz Stringhini, Presidente do Regional, agradeceu aos participantes pela importante contribuição ao andamento dos processos evangelizadores do Conselho Episcopal dos Bispos paulistas. 

Fonte: Regional Sul 1 da CNBB

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários