‘Como os magos, sigamos a luz para encontrarmos a vida e a salvação’

Destacou o Cardeal Scherer no ‘Encontro com o Pastor’, na rádio 9 de Julho

dom odilo entrevistax
Cardeal Odilo Scherer (foto: Luciney Martins/Arquivo/O SÃO PAULO)

No programa “Encontro com o Pastor” da segunda-feira, 3, na rádio 9 de Julho, o Cardeal Odilo Pedro Scherer destacou que devemos servir a Deus e adorá-lo, como fizeram os Reis Magos.

“Nós celebramos ontem o dia da Epifania do Senhor. ‘Epifania’ quer dizer manifestação. Jesus nascido em humildade e ‘escondimento’ foi manifestado ao mundo como nosso Senhor e Salvador, aquele que, de fato, não veio para ficar oculto, mas para ser conhecido… Por isso, a liturgia falava muito da luz que brilha, a luz que brilha para todos. Jesus que é apresentado aos pastores, é apresentado aos reis magos para ser conhecido e fosse reconhecido, honrado, louvado e homenageado. Naturalmente, agradecido por vir a nós, por assumir a nossa carne, nossa condição humana para nos salvar”, afirmou Arcebispo de São Paulo.

Dom Odilo recordou que muitas pessoas chama essa celebração de “Festa de Reis”. No entanto, ele ressaltou que, na verdade, essa é uma “Festa de Jesus”. “Não vamos colocar os reis no lugar de Jesus, os reis são também figuras desta festa porque eles vieram, mas, na verdade a festa não é deles, a festa é sempre de Jesus. Que é aquele que é manifestado aos reis, aquele que se manifesta aos reis”, frisou.

O Cardeal lembrou, ainda, que os reis são representantes dos povos, segundo uma tradição popular reconhecida pela Igreja e, portanto, não se trata de dogma de fé. “Como representantes da humanidade, eles foram reconhecer Jesus, acolher Jesus e homenagear Jesus. Isso é bonito! Significa exatamente o que nós somos convidados a fazer constantemente, o mundo, os povos são convidados a fazer constantemente. É por isso que a Igreja prega o Evangelho, envia missionários, a Igreja anuncia o Evangelho a todos os povos como Jesus recomendou”, sublinhou.

O Arcebispo exortou os ouvintes a seguirem a Luz, como fizeram os Reis. “A luz da consciência, a luz da retidão moral, a luz da sensibilidade, da honesta procura da verdade, a procura do bem, a procura de Deus. Quem assim faz, ainda que não conheça Deus, ainda que não conheça o Evangelho, já está no caminho do Evangelho, no caminho da luz”, completou.

OUÇA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA “ENCONTRO COM O PASTOR”

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários