Confira funcionamento dos serviços municipais durante feriado de 9 de Julho

Alguns equipamentos municipais terão alteração em seus horários de funcionamento nesta sexta-feira

GESP

Na sexta-feira, 09, feriado estadual em lembrança à Revolução Constitucionalista de 1932, alguns equipamentos administrados pela Prefeitura de São Paulo terão o horário de funcionamento alterado. 

Mesmo com a fase de transição mais flexível, com o avanço da vacinação e com o feriado, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recomenda que a população redobre os cuidados para evitar a contaminação pelo coronavírus, como o uso de máscara, higienização das mãos e, principalmente, o distanciamento social, evitando aglomerações.

Confira abaixo como fica o funcionamento dos serviços municipais durante o feriado:

SAÚDE

Os hospitais, prontos-socorros, Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionarão o dia todo, de forma ininterrupta

As AMAs/UBSs Integradas, que já funcionam com atendimento de segunda a sábado, inclusive feriados e pontos facultativos, estarão abertas das 7h às 19h e serão postos de vacinação contra a COVID-19, disponibilizando as duas doses (D1 e D2) aos públicos elegíveis. Neste feriado, as 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital também estarão abertas, das 7h às 19h, somente para vacinação.

Habitualmente feita em escolas e estabelecimentos de ensino, a vacinação contra a gripe será realizada, excepcionalmente nesta sexta-feira, nas UBSs, em salas separadas da imunização contra a COVID-19. O calendário vacinal antiCovid seguirá normalmente para o grupo etário de 39 a 41 anos e para a aplicação da segunda dose dos públicos elegíveis anteriores. Este cronograma pode ser alterado conforme a disponibilidade de doses para vacinação. Todo o detalhamento das campanhas de imunização está disponível no site Vacina Sampa 

As AMAs Especialidades, Ambulatórios de Especialidade (AE) e os Hospitais Dia, que funcionam de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, estarão fechadas na sexta-feira.

RODÍZIO

Como o rodízio noturno para veículos de passeio vigora inclusive aos feriados, o novo horário já será aplicado no feriado da Revolução Constitucionalista (09/07), das 23h de sexta-feira às 5h de sábado para carros com placa final 9 e 0. 

O rodízio para caminhões e as restrições da Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e da Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) estarão suspensas. A Zona Azul funcionará de acordo com a sinalização de cada local na sexta. 

MERCADOS E SACOLÕES MUNICIPAIS

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Abertos: Serviço de Acolhimento Institucional Para Crianças e Adolescentes (SAICA), Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centros de Acolhida, Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), Núcleos de Convivência para Pop Rua, Repúblicas, Casa Lar, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e Residências Inclusivas.

Fechados: Supervisão de Assistência Social (SAS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros POP, Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico (NPJ), Centro para Criança e Adolescente (CCA), Centro para Juventude (CJ), Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP), Núcleo de Convivência do Idoso (NCI), Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD), Centro Dia para Idosos (CDI), Centro de Referência da Cidadania do Idoso (CRECI), Circo Escola, Serviço de Assistência Social à Família (SASF), Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), Centro de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM), Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPVV), Serviço de Medida Socioeducativa em Meio Aberto (MSE-MA), Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora.


CULTURA
As bibliotecas municipais estarão fechadas.

Já as Casas de Cultura funcionarão das 11h às 19, com exceção da Raul Seixas, que precisa funcionar igual ao Parque Raul Seixas.

  1. Casa de Cultura Vila Guilherme
  2. Casa de Cultura Brasilândia
  3. Casa de Cultura Campo Limpo
  4. Casa de Cultura M’boi Mirim
  5. Casa de Cultura Hip Hop Sul
  6. Casa de Cultura Raul Seixas
  7. Casa de Cultura Hip Hop Leste
  8. Casa de Cultura São Miguel
  9. Casa de Cultura Chico Science

O Centro de Culturas Negras estará com a área do parque aberta das 7h às 21h, mas o auditório estará fechado. No sábado (10) e no domingo (11) a área do parque funcionará das 7h às 21h e o auditório 11h às 18h.

O Centro Cultural Grajaú estará aberto das 8h às 17h com o Mega Posto de Vacinação e das 16h às 21h com o Feirão do Calçadão.

O Centro Cultural Olido estará aberto para visitas guiadas à Galeria do Dj, às 18h e 19h, com inscrição prévia pelo e-mail olidocultural@gmail.com 


DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO

A rede de 25 Cates (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) estará fechada, assim como não haverá atendimento do Cate Móvel.  Os atendimentos dos 35 postos da Ade Sampa e da rede de coworking Teia também estarão fechados.


DIREITOS HUMANOS
Estarão fechados:

  • Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial (Norte na Brasilândia, Sul em Campo Limpo, Leste em Cidade Tiradentes e Oeste no Butantã)
  • Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI)
  • Centros de Cidadania
  • Centros de Referência
  • Postos Avançados de Apoio à Mulher, na Estação Santa Cecília e Estação Luz do Metrô, e no Terminal Sacomã da SPTrans
  • Ouvidoria de Direitos Humanos

As unidades retomarão o funcionamento normal na segunda-feira (12/07).

A Divisão de Localização Familiar e Desaparecidos estará com o Posto Avançado na Rua Mauá fechado, mas seguirá atendendo pelo WhatsApp (11) 97549.9770.

Em casos de violação de direitos de crianças e adolescentes, os conselhos tutelares de cada região do município podem ser acionados por meio de plantão telefônico, conforme a relação à disposição pelo site da SMDHC: 

Com relação aos serviços destinados às mulheres vítimas de violência do município, a Casa da Mulher Brasileira, no Cambuci, segue de portas abertas 24 horas com atendimento de segunda a segunda. (Rua Vieira Ravasco, 26 – Cambuci – Tel.: 3275-8000). O Polo Cultural da Terceira Idade, irá abrir as portas para as atividades presenciais em agosto.

ECOPONTOS

O horário de funcionamento continuará de segunda a sábado, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados das 6h às 18h.

EDUCAÇÃO

Não haverá aulas na rede municipal nesta sexta-feira (9), por conta do feriado da Revolução Constitucionalista de 1932. Este é um dos feriados que não foram adiantados no ano passado como medida de contenção do coronavírus, por isso está em vigor.

ESPORTES

Os Centros Esportivos e os Clubes da Comunidade (CDCs) estarão abertos das 6h às 18h. Apenas o Centro de Esportes Radicais que vai funcionar das 6h às 14h no feriado e no final de semana.

HOSPITAIS VETERINÁRIOS

Neste feriado, os hospitais veterinários das zonas Norte, Leste e Sul ficarão fechados.

O atendimento prioritário às urgências e emergências retorna na segunda-feira (12), com base nas medidas adotadas para reduzir as aglomerações e diminuir a cadeia de transmissão da Covid-19, com limitação de acesso a apenas um munícipe por animal.

Unidades
Hospital Veterinário da Zona Norte
Av. General Ataliba Leonel, nº 3.194 – Parada Inglesa

Hospital Veterinário da Zona Leste
Av. Salim Farah Maluf, esquina com Rua Ulisses Cruz, lado par – Tatuapé

Hospital Veterinário da Zona Sul
Rua Agostino Togneri, n° 153 – Jurubatuba


JUSTIÇA

O Procon Cidade de São Paulo, vinculado à Secretaria Municipal de Justiça. O equipamento voltará a funcionar na segunda-feira (12) no endereço sede (Largo Páteo do Colégio, 5 – Sé- São Paulo), sempre de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 16h00.

Os servidores municipais estarão em ambiente com efetivos protocolos de segurança de combate e prevenção à Covid-19. Todas as pessoas atendidas deverão utilizar máscara e respeitar o distanciamento social nos equipamentos e áreas de atendimento.

FAB LAB LIVRE SP, TELECENTROS, DESCOMPLICA

As unidades do Descomplica SP, Telecentros e Fab Lab Livre SP estarão fechadas na sexta-feira (09/07), retornando o atendimento a partir de segunda-feira (12). Exceto os telecentros Brasilândia B3, Bezerra de Menezes, CEU Butantã UAB e Castro Alves, que atenderão no sábado.


PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Central de Libras
As Centrais de Intermediação em Libras funcionam normalmente. Os equipamentos realizam a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo.

O serviço é coordenado pela SMPED e destinado às pessoas com deficiência auditiva e surdos usuários de serviços públicos da cidade de São Paulo. Acesse para mais informações: Central de Intermediação em Libras.

Paraoficina Móvel

A Paraoficina Móvel segue com o atendimento mensal. A iniciativa leva aos bairros da cidade van que conta com serviços gratuitos de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais da Pessoa com Deficiência (SMPED), Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e AACD.

Como funciona?

Os serviços contam com dois técnicos especializados em OPMs, em um veículo adaptado com mobiliário e equipamentos específicos. Os atendimentos são realizados prioritariamente nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), equipamentos de reabilitação da rede municipal de saúde. No dia marcado, o munícipe deve apresentar o cartão do SUS e documento RG ou outro documento com foto. As visitas são realizadas durante a semana, somente em dias úteis, quando poderão ser atendidas até 16 pessoas por dia, dependendo da complexidade do reparo. O horário de atendimento é das 9h às 17h.

Os serviços que não forem possíveis de realização na Paraoficina Móvel serão encaminhados para a Oficina Ortopédica da AACD Ibirapuera.
Agendamento também pelo telefone: 3913-4071

Clique aqui para cessar a agenda completa 


SPTRANS

Os postos de venda e atendimento localizados em terminais municipais e estações do Expresso Tiradentes funcionarão normalmente no horário das 6h às 20h30, na sexta-feira (09/07). Nos horários em que os postos estiverem fechados, a compra de créditos pode ser feita via aplicativo, máquinas de autoatendimento, rede credenciada, lotéricas e Banco do Brasil. Os horários de funcionamento podem ser consultados no site da SPTrans

Os postos Central, Santana, Jabaquara e a Loja Augusta estarão fechados.

Operação dos ônibus
A SPTrans informa que a circulação dos ônibus no feriado da Revolução Constitucionalista será equivalente à frota de sábado.

Serviço:

  • Postos de venda e atendimento em Terminais e Expresso Tiradentes – Funcionarão normalmente (das 6h às 20h30)
  • Lojas de Venda e Atendimento – Fechados

SUBPREFEITURAS
As praças de atendimento das Subprefeituras estarão fechadas na sexta-feira (9)


VERDE E MEIO AMBIENTE
Os parques municipais estarão abertos das 6h às 18h, com todos os protocolos sanitários já existentes.

Os viveiros municipais permanecem com as visitações suspensas, por conta da pandemia da COVID-19, assim como o Planetário do Carmo.

Os serviços da Divisão de Fauna Silvestre funcionarão normalmente das 08h às 12h. Antes de encaminhar qualquer animal para atendimento veterinário no Parque Anhanguera, é muito importante que o munícipe entre em contato com os técnicos (biólogos e veterinários) da Divisão de Fauna pelo Whatsapp (11) 96715-5424.

Nesse contato telefônico, os profissionais fornecerão informações sobre:

  • Como prestar os primeiros cuidados;
  • Qual a melhor forma de transportá-lo ou;
  • Se necessário, solicitar uma viatura para o serviço de resgate da GCM Ambiental, pelo telefone 153

(Com informações de Prefeitura de SP)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários