
As celebrações dos 750 anos da Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt marcaram um tempo de memória, gratidão e renovação da missão educativa e pastoral da Igreja. Com uma trajetória iniciada no século XIII, a Congregação construiu, ao longo do tempo, um legado profundamente ligado ao cuidado com a vida, à educação integral e à fidelidade ao carisma franciscano.
No Brasil, essa missão se concretiza especialmente por meio das instituições educacionais, obras sociais e ações pastorais que impactam gerações de estudantes, educadores e comunidades. Inseridas nesse contexto jubilar, as celebrações reuniram religiosas do Brasil, Alemanha e Angola, educadores e lideranças eclesiais para refletir o presente e o futuro da missão.
Foi nesse ambiente de comunhão e esperança, no dia 19, em um momento celebrativo no Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, presente há quase 90 anos em Moema, que se destacou a participação de Dom Carlos Lema Garcia. O Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Vigário Episcopal para Educação e a Universidade ressaltou que durante esses sete séculos e meio, em muitas outras escolas espalhadas pelo mundo, as Irmãs Franciscanas, dedicadas educadoras, assumem com carinho e amor a tarefa de formar e transformar gerações de crianças, adolescentes e jovens, desejosas de anunciar Jesus Cristo e transmitir a luz da fé e do amor, sob a inspiração do carisma franciscano.
Por Diego Marihama
Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade





