Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Congresso sobre medicina natural destaca a santa pioneira em saúde integral

Evento em São Paulo destacou o legado de Santa Hildegarda de Bingen; especialistas e religiosos discutiram práticas que integram ciência, espiritualidade e natureza

Congresso sobre medicina natural destaca a santa pioneira em saúde integral - Jornal O São Paulo
Temas como longevidade, desinflamação e o cuidado da alma são tratados na perspectiva da medicina natural, inspirada em Santa Hildegarda
Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Unindo ciência e espiritualidade de maneira inovadora, o legado de Santa Hildegarda de Bingen inspirou o 1º Congresso Internacional de Medicina Natural do Brasil, realizado em São Paulo, no Auditório Paraíso, na sexta-feira, 7, e no sábado, 8. 

Especialistas em saúde natural do Brasil e do mundo apresentaram as contribuições da Santa alemã que viveu no século XII sobre as propriedades medicinais das plantas, o uso terapêutico de pedras preciosas, os princípios de uma alimentação saudável e as práticas integrativas que unem corpo, alma e espírito. 

“Santa Hildegarda é a prova de que fé e ciência não se contradizem, mas se completam”, afirma o Padre Filipe Mirapalheta, um dos palestrantes. Para ele, compreender o ser humano em sua totalidade é resgatar a visão original da criação. “Para Santa Hildegarda, não existe saúde do corpo, da alma ou do espírito separadamente; existe apenas saúde, porque tudo faz parte de uma mesma realidade: a vida humana”, conclui. 

Congresso sobre medicina natural destaca a santa pioneira em saúde integral - Jornal O São Paulo

VISÃO INTEGRAL DA CURA 

Com mais de sete anos de experiência na medicina natural, Letícia Hoppe, idealizadora do evento e fundadora da Farmácia Hildegardiana, transformou uma experiência pessoal de enfermidade em missão. 

“Conheci Santa Hildegarda depois que fui morar na Alemanha. Passei por um problema sério de saúde e foi a medicina inspirada por ela que me ajudou a encontrar a cura. A partir dessa experiência, percebi que tinha uma missão: levar esse conhecimento ao Brasil. Assim nasceu a Farmácia Hildegardiana”, detalhou. 

A trajetória de Letícia encontrou eco no trabalho da nutricionista e médica Priscila Antunes, que também viu na medicina hildegardiana uma resposta capaz de integrar todas as dimensões da vida humana. 

Congresso sobre medicina natural destaca a santa pioneira em saúde integral - Jornal O São Paulo

“Fiquei muito surpresa ao encontrar uma mulher do século XII falando de forma tão atual. Foi com ela que aprendi que a medicina do corpo não está separada da espiritualidade. Para alcançar um novo cenário de vida e caminhar rumo à cura, é preciso alinhar a mentalidade, curar os vícios por meio da prática das virtudes e viver o legado que Santa Hildegarda deixou”, comenta. 

A nutricionista destaca que a medicina tradicional permanece indispensável, mas que a abordagem natural é complementar e necessária: “Existem tratamentos fundamentais para doenças crônicas ou inflamatórias, mas a medicina natural acrescenta um cuidado mais amplo: ajuda o paciente a reduzir doses, a melhorar a absorção dos medicamentos e a alcançar mais sucesso dentro do tratamento. Em muitos casos, contribui até para a cura ou remissão, diminuindo a necessidade do uso contínuo de remédios”. 

Congresso sobre medicina natural destaca a santa pioneira em saúde integral - Jornal O São Paulo

BASES DA MEDICINA HILDEGARDIANA 

Para Hildegarda, toda a criação está interligada, o ser humano é um “microcosmo” dentro do “macrocosmo”. Assim, para ela, Deus se revela tanto nas realidades visíveis da natureza quanto nas dimensões invisíveis e eternas. Em seus escritos, ela mostra que compreender a saúde é também compreender a harmonia entre o Criador, a criação e a criatura. 

Hildegarda acreditava que o afastamento de Deus – consequência do pecado original – rompe a harmonia interior e gera desequilíbrio físico e emocional. Assim, a cura não se limita a tratar sintomas, mas envolve um processo de reconciliação espiritual e retorno à ordem divina. O corpo e a alma, para ela, adoecem juntos, e a verdadeira saúde é fruto da integração entre oração, bons hábitos e o cuidado com a natureza. 

Inspirada na regra beneditina Ora et labora (“orar e trabalhar”), Hildegarda propôs uma vida equilibrada, baseada em alimentação saudável, jejuns moderados, repouso adequado, trabalho com sentido e busca pela serenidade interior. Condenava tanto os excessos quanto as privações extremas, defendendo a moderação como caminho para o bem-estar integral. 

Congresso sobre medicina natural destaca a santa pioneira em saúde integral - Jornal O São Paulo

Entre os pilares de sua medicina está o conceito de viriditas, que expressa a “força verde” ou “energia vital” presente em tudo o que vive. Essa vitalidade divina sustenta o equilíbrio da criação e pode ser reativada por meio de práticas que restauram o vigor do corpo e a paz do espírito. 

Sua medicina, portanto, vai além da fitoterapia ou da nutrição: é uma visão integral de saúde que une ciência, espiritualidade e natureza. Ao valorizar os alimentos puros, os remédios naturais e o equilíbrio interior, Santa Hildegarda antecipou muitos princípios hoje reconhecidos pela medicina integrativa e pela psicossomática. 

Congresso sobre medicina natural destaca a santa pioneira em saúde integral - Jornal O São Paulo

EFEITO NATURAL QUE TRANSFORMA 

Ao longo do evento, alguns participantes relataram benefícios da medicina hildegardiana. Este foi o caso de Márcia Lúcia das Chagas Souza, da cidade de Senador Amaral (MG): “Eu tenho endometriose severa e, depois de duas cirurgias, perdi três bebês. Ouvi em uma live da doutora Priscila que a endometriose está muito ligada à negação. Segui suas orientações: comecei uma mudança de mentalidade, usei os chás e fiz os tratamentos naturais. Depois disso, o Tobias nasceu”. 

Para o Padre Filipe Mirapalheta, compreender o ser humano em sua totalidade ajuda inclusive a distinguir situações espirituais de questões físicas ou emocionais: “Trabalhei por quatro anos como exorcista com Dom Zeno Hastenteufel, Bispo emérito de Novo Hamburgo (RS), e posso afirmar com segurança: em cerca de 90% dos casos, a raiz do problema era física ou química, não sobrenatural. Muitas pessoas buscavam o sacerdote acreditando viver algo espiritual, quando na verdade precisavam de um acompanhamento integral para reorganizar sua vida interior”. 

Congresso sobre medicina natural destaca a santa pioneira em saúde integral - Jornal O São Paulo

CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE 

Ao entrar no auditório, os congressistas eram imediatamente envolvidos por um ambiente que parecia suspenso no tempo, desconectado da metrópole deixada para trás ao cruzar a porta. À frente do palco, uma harpa era dedilhada com suavidade, enquanto jogos de luz verde tingiam as paredes brancas e criavam uma atmosfera de natureza e serenidade. O kit sustentável, com ecobag, bloco e caneta de materiais recicláveis, reforçava o propósito do encontro: promover o natural não apenas como estética, mas como modo de vida. 

A programação abordou temas como longevidade, desinflamação e o cuidado da alma, conduzidos por Letícia Hoppe e Priscila Antunes. Médicos, pesquisadores, religiosos e estudiosos da medicina natural também conectaram a sabedoria de Santa Hildegarda às práticas contemporâneas de saúde. 

Um dos momentos mais aguardados foi a conferência “Os remédios universais de Santa Hildegarda”, ministrada ao vivo, da Alemanha, pelo doutor Wighard Strehlow, considerado o maior especialista mundial em medicina hildegardiana. 

Ao longo dos dois dias, subiram ao palco nomes como o psiquiatra Ítalo Marsili, a pesquisadora Larissa Menegatti, a terapeuta Andressa Retchelly, o professor João Carlos Nara, e os Padres Filipe Mirapalheta e Allan Rodrigues. Eles abordaram temas como a força vital da criação, a dimensão feminina na espiritualidade e os temperamentos humanos. O evento foi encerrado com uma mesa-redonda conduzida por Letícia Hoppe e Priscila Antunes. 

Congresso sobre medicina natural destaca a santa pioneira em saúde integral - Jornal O São Paulo

O FUTURO DA MEDICINA NATURAL 

O próximo Congresso Internacional de Medicina Natural já está sendo preparado para 2027, com o propósito de ampliar o diálogo entre fé, ciência e natureza. 

Mais informações sobre a medicina inspirada em Santa Hildegarda podem ser encontradas no perfil oficial da @farmacia.hildegardianna e nas páginas pessoais de Letícia Hoppe (@lehoppe) e Priscila Antunes (@drapriantunes). 

Deixe um comentário