Coro da OSESP se apresenta na Catedral da Sé nesta sexta-feira

Sob o comando do maestro William Coelho, recital integra projeto Coro na Capital

Coro da OSESP (Foto: Mariana Garcia)

O Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) fará uma apresentação gratuita na Catedral Metropolitana de São Paulo na sexta-feira, 12, às 15h. O recital faz parte do projeto Coro na Capital uma série de apresentações realizadas em cinco espaços da cidade entre nos meses de agosto e novembro, regido por seu Maestro Preparador, William Coelho.

Este projeto de itinerância, que não ocorria em seu formato original desde 2019, tem como objetivo mostrar um pouco do que é produzido e apresentado na Sala São Paulo a novos públicos e locais da capital paulista.

O programa desses recitais percorre o repertório coral das Américas e tem início nos Estados Unidos, com O Magnum Mysterium, de Morten Lauridsen; depois, desce para Cuba, com o Cántico de Celebración, de Leo Brouwer; e então para a Venezuela, com Magnificat-Gloria, de Alberto Grau. Da Argentina, vem a música do mestre Astor Piazolla, com Fuego y Misterio. E, do Brasil, haverá peças de quatro representantes: Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone, Aylton Escobar e Ronaldo Miranda.

Além da Catedral da Sé, o projeto contou com apresentações na Catedral Anglicana da Santíssima Trindade (09/08); na Catedral Metropolitana Ortodoxa (10/08); na Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras (11/08).  Em 19 novembro, às 20h30, acontecerá a última apresentação da série no Clube Hebraica. Todas as apresentações são gratuitas e as entradas ocorrem a partir de 30 minutos antes do início de cada uma, limitadas às capacidades máximas dos espaços.

Coro da Osesp

Criado em 1994 e reconhecido hoje como referência em música vocal no Brasil, o grupo aborda diferentes períodos e estilos, com ênfase nos séculos XX e XXI e nas criações de compositores brasileiros. Gravou álbuns pelo Selo Osesp Digital, Biscoito Fino e Naxos. Entre 1995 e 2015, teve Naomi Munakata como Coordenadora e Regente. De 2017 a 2019, a italiana Valentina Peleggi assumiu a regência do Coro, tendo William Coelho como Maestro Preparador – posição que ele mantém desde então. Em 2020, o Coro se apresentou no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, sob regência de Marin Alsop, Regente de Honra da Osesp, repetindo o feito em 2021, em filme musical (virtual) com participação de Yo-Yo Ma e vários outros artistas de sete países.

Coro da OSESP (Foto: Rodrigo Rosenthal)

Maestro

William Coelho éMaestro Preparador do Coro da Osesp desde 2019. Doutor em Musicologia e Bacharel em regência pela USP, foi Regente Assistente do Coral e da Orquestra de Câmara da ECA-USP, professor de Regência Coral da Pós-graduação da Faculdade Paulista de Artes e da Universidade Federal de Juiz de Fora, professor de Canto Coral da UNESP e Professor Convidado da Academia de Regência da Osesp. É Regente Titular da Eos Música Antiga USP, orquestra especializada no repertório dos séculos XVII e XVIII, e Regente Convidado da Orquestra Sinfônica da USP e da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Em 2020 regeu o Coro da Osesp no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

Informações

CORO NA CAPITAL: CORO DA OSESP E WILLIAM COELHO

CORO DA OSESP
WILLIAM COELHO
regente

Morten LAURIDSEN | O Magnum Mysterium
Leo BROUWER | Cántico de Celebración
Alberto GRAU | Magnificat – Gloria
Astor PIAZZOLLA | Fuga y Misterio
Heitor VILLA-LOBOS | Bachianas Brasileiras nº 9
Francisco MIGNONE | Cateretê
Aylton ESCOBAR | Sabiá, Coração de uma Viola
Ronaldo MIRANDA | Suíte Nordestina

Serviço

Sexta-feira 12 de agosto, às 15h
Catedral Metropolitana de São Paulo | Praça da Sé, Centro
Taxa de ocupação limite: 800 lugares
Recomendação etária: 7 anos
Entrada gratuita a partir de 30 minutos antes do início das apresentações, limitada à capacidade máxima dos espaços.Outras informações em: (11) 3367-9500 ou no site da Osesp.

Deixe um comentário