COVID-19: A vacinação dos adolescentes com comorbidades vai começar em SP

Primeiros serão os que têm de 16 a 17 anos. Eles devem ao local de vacinação acompanhados dos pais

Myke Sena/MS

Começa na quarta-feira, 17, a vacinação contra COVID-19 para os moradores de 16 e 17 anos da capital paulista com deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual) ou comorbidades, além de gestantes e puérperas. São esperados cerca de 48 mil munícipes no grupo.

Os adolescentes devem estar acompanhados pelo responsável. Caso isso não seja possível  este deverá encaminhar uma autorização assinada para um adulto que deve estar junto do adolescente.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que os adolescentes com deficiência permanente são aqueles com limitação motora que causa de grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; baixa visão ou cegueira; alguma deficiência intelectual permanente que limite atividades habituais.

Para receber o imunizante é necessário o comprovante da deficiência, que pode ser um laudo médico indicando a deficiência, cartão de gratuidade no transporte público indicando deficiência, ou documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência, ou documento oficial de identidade com a indicação da deficiência. Caso não haja um documento comprobatório será possível a vacinação a partir da autodeclaração.

Para esses jovens será aplicado, exclusivamente, o imunizante da Pfizer, que até o momento é a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária.

Acesse a lista completa de endereços dos postos de vacinação

Preparativos para Vacinação

Para se vacinar, o cidadão deve apresentar no ato da vacinação um comprovante de residência (físico ou digital) na capital. Se não houver no próprio nome do munícipe, serão aceitos comprovantes em nome do pais, desde que apresentado também um documento que comprove o parentesco ou estado civil, como RG e certidão de nascimento.

Também é necessário apresentar os documentos pessoais, preferencialmente Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já agiliza o tempo de atendimento nos postos de vacinação. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.          

Ritmo de vacinação

De acordo com levantamentos de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de Saúde, até às 20h da segunda-feira, 16, um total de 115.988.775 pessoas que já receberam a 1a dose da vacina contra a COVID-19, o que representa 54,77% da população brasileira.

Já a 2a dose ou dose única foi aplicada em 50.509.454 pessoas (23,85% da população), num total de mais de 166.498.229 doses aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal.

A imunização em São Paulo

Até às 20h da segunda-feira, 16, um total de 31.425.309 pessoas já tinham recebido a 1a dose da vacina contra a COVID-19 no estado de São Paulo. Já a 2a dose foi aplicada em 12.131.550 pessoas e a dose única foi aplicada em 1.126.839 pessoas.

Lista de comorbidades do ministério da Saúde:

– Insuficiência cardíaca
– Cor-pulmonale e hipertensão pulmon
– Cardiopatia hipertensiv
– Síndrome coronariana
– Valvopatias
– Miocardiopatias e pericardiopatias
– Doença da aorta, dos grandes vasos e fístolas arteriovenosas
– Arritmias cardíacas
– Cardiopatias congênitas no adulto
– Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
– Diabete mellitus
– Pneumopatias crônicas graves
– Hipertensão arterial resistente
– Hipertensão arterial estágio 3
– Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão de órgãos alvos
– Doença cerebrovascular
– Doença renal crônica
– Imunossuprimidos
– Anemia falciforme
– Obesidade mórbida’

(Com informações de Agência Brasil e Prefeitura de SP)
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários