COVID-19: Com mais pessoas aptas a se vacinar, cadastro prévio no Vacina Já é fundamental

Quem se cadastra previamente, além de ser atendido de modo mais rápido, colabora para que não se formem longas filas de espera

Foto: Agência Brasil

Entre os dias 10 e 18 deste mês, quase 2,2 milhões de pessoas que vivem no estado de São Paulo estarão aptas a receber a 1a dose da vacina contra a COVID-19.

Neste grupo estão pessoas com síndrome de Down, pacientes em terapia renal e transplantados, com idades entre 18 e 59 anos; grávidas e puérperas com comobidades acima dos 18 anos; pessoas com deficiências permanentes ou com diferentes comorbidades, entre 50 e 59 anos; além de motoristas, cobradores e metroviários.

Com esse aumento no volume de pessoas a ser vacinadas, torna-se ainda mais fundamental que a maioria delas faça o cadastro prévio no site Vacina Já, a fim de agilizar o atendimento nas unidades básicas de saúde e outros locais onde a vacina contra a COVID-19 vem sendo aplicada, como nos drive-thru.

Arte: Governo do Estado de São Paulo

Enfermeiros e médicos ouvidos pelo O SÃO PAULO relatam que muitas pessoas ainda têm se dirigido aos locais de atendimento sem terem feito o cadastro no Vacina Já, o que demanda mais tempo para que sejam atendidas, e também impacta na maior demora para a vacinação dos demais.

“Se a pessoa chega sem o cadastro, é preciso que tomemos nota de todos os dados, o que demora de três a cinco minutos. De fato, facilita muito quando elas já vêm com o cadastro pronto. Nesse caso, basta que tenhamos o número do CPF e do cartão SUS da pessoa, e entre um ou dois minutos, já é possível vaciná-la”, detalha uma das profissionais de Saúde que atuou no drive-thru no estádio do Morumbi no último fim de semana.

“Sempre que há mudança de faixa etária e ocorre esse aumento na quantidade de pessoas atendidas temos algumas dificuldades. Se a demanda é maior, por vezes, acabamos anotando tudo manualmente e depois lançamos no sistema. Porém, se algum número estiver errado ou ilegível, se houver qualquer divergência, a equipe de saúde terá que ligar para a pessoa, muitas, às vezes acham que é golpe e não passam os dados, e isso tem sido um dos problema”, comenta.

Para que se entenda o quanto o cadastro prévio no Vacina Já auxilia a agilizar o atendimento, basta uma conta simples: Se em uma fila com dez pessoas todas ainda não tiverem se cadastrado, a última delas somente tomará a vacina 50 minutos após a primeira ter sido vacinada. No entanto, se nessa mesma fila todas tivessem feito o cadastro previamente, a última pessoa da fila seria vacinada em no máximo 20 minutos após ter chegado para se vacinar.

Todo o cadastro e dúvidas sobre o processo de vacinação podem ser vistos no site https://vacinaja.sp.gov.br. Além disso, pelo WhatsApp (11) 95220-2923 também é possível realizar o cadastro prévio.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários