CPTM promove exposição virtual em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas

Até 9 de setembro, a mostra audiovisual “Viver, Lutar o Modo de Ser Guarani” poderá ser vista no portal da companhia

CPTM

Os costumes, tradições e cultura dos índios Guarani estão retratados e narrados na exposição virtual audiovisual “Viver, Lutar o Modo de Ser Guarani”, que estreou na segunda-feira, 9, Dia Internacional dos Povos Indígenas, e pode ser vista até 09 de setembro.

A mostra, parceria e acervo do Museu do Índio, apresenta conteúdo rico da sociedade indígena produzido pelos cineastas e fotógrafos guarani Alberto Alvares Tupã R´ay, Wera Miguel e Wera Xunu Vanderlei.

O público conhecerá os saberes do Povo Guarani Mbya em uma série de dez vídeos com duração de um minuto cada, em média. Cada um dos episódios capta a essência da vida cotidiana dos indígenas, que contam com simplicidade e devoção um pouco da sua cultura, da sua existência. Os vídeos são uma representação da cultura e memória dos povos indígenas e levam a uma viagem de amplo conhecimento ao mundo dos povos mais antigos do Brasil.

Os episódios estão nomeados e divididos para contar sobre a alma, os cantos, as ervas medicinais, as brincadeiras, a saúde da mulher indígena, a erva mate, as comidas tradicionais, o artesanato e as árvores e mata.

Arte na CPTM 

Com o propósito de promover a criação artística, a CPTM abre espaços para grafite, mostras, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.

Serviço 

Exposição virtual “Viver, Lutar o Modo de Ser Guarani”

Data: de 09 de agosto a 09 de setembro de 2021

VIVER, LUTAR O MODO DE SER GUARANI

(Com informações de Governo do Estado de SP)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários