CTAP realiza curso sobre Dom Paulo Evaristo Arns e Paulo Freire

A coordenadora do CTAP, Carmen Cecilia de Souza Amaral, a Caci, lembrou, ao iniciar o curso, que Dom Paulo e Paulo Freire ensinam a descobrir a esperança, coragem e sabedoria

CTAP

O Curso de Teologia para Agentes de Pastoral da Região Lapa (CTAP) promoveu, nos dias 5 e 6, de forma on-line com transmissão da Pascom Lapa, o XVI Curso de Férias gratuito, com o tema “Educação e Dignidade Humana”, que prestou homenagem a Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo de São Paulo entre 1970 e 1998, e ao educador Paulo Freire, cujos centenários de nascimento são celebrados este ano.

A coordenadora do CTAP, Carmen Cecilia de Souza Amaral, a Caci, lembrou, ao iniciar o curso, que Dom Paulo e Paulo Freire ensinam a descobrir a esperança, coragem e sabedoria que nascem da luta do povo por dignidade e felicidade.

O primeiro dia de atividades foi com a participação de Dom José Benedito Cardoso, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa, que destacou a importância dos dois homenageados. Na sequência, Maria Ângela Borsoi, secretária pessoal de Dom Paulo Evaristo por 40 anos, e a professora Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani, mais conhecida como Lurdinha, falaram sobre a trajetória de ambos, cujos centenários serão celebrados em setembro.

No segundo dia, com o tema “A Pedagogia da Autonomia na Pastoral e na Educação”, Dom Fernando Penteado, Bispo Emérito de Jacarezinho (PR), fundador do CTAP com um grupo de leigos há 26 anos, falou sobre o pastoreio de Dom Paulo Evaristo Arns, e destacou a convivência fraterna e a colegialidade do episcopado, a descentralização como condição para a evangelização da cidade São Paulo e a defesa dos direitos e da dignidade da pessoa, frente ao arbítrio do regime ditatorial.

Em seguida, a professora Lurdinha, que também é coordenadora pedagógica do Centro Ecumênico de Serviço à Evangelização e Educação Popular, apresentou o resgate histórico de Paulo Freire, das histórias e testemunho de convívio com o educador.

O conteúdo deste curso está disponível nos canais Web TV Lapa e Pascom Lapa do YouTube e no Facebook da Pascom Lapa.

(Colaboraram: Carmen Cecilia de Souza Amaral e Maria Ângela Palma Ribeiro)

(Por Benigno Naveira – Colaborador de comunicação na região)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários