
Na terça-feira, 29 de julho, começa o período de inscrições para a segunda edição de 2025 do curso “O Atendimento à Mulher com Deficiência Vítima de Violência”.
A iniciativa integra o programa TODAS in-Rede e é oferecida pela Escola da Inclusão, da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo, em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
A formação será realizada no formato on-line, de 8 de setembro a 8 de novembro. Os participantes receberão certificação (desde que tenham participado de ao menos 75% das aulas).
Destinado a profissionais que atuam nos serviços de acolhimento e garantia de direitos, como delegados(as), promotores(as), assistentes sociais e demais agentes públicos, a formação tem por objetivo qualificar os participantes para o um melhor atendimento e transformá-los em uma rede de proteção às mulheres com deficiência vítimas de violência.
A formação é dividida em quatro módulos com videoaulas, ministradas por especialistas em temas como marcadores sociais de gênero e raça, capacitismo, história da mulher com deficiência, tipos de deficiência (intelectual, TEA, auditiva, visual, surdocegueira, física), legislação e tipificação da violência, escuta qualificada, acessibilidade, tecnologias assistivas e comunicação alternativa.
As inscrições podem ser feitas até 29 de agosto pelo link https://apps.univesp.br/sdpd/.
Fonte: Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo