Curta sem sair de casa: museus e espaços culturais têm vasta programação on-line

Tour Virtual na Pinacoteca de São Paulo

Ir ao museu, cinema ou apresentações musicais parece ser algo distante do cotidiano em tempos de isolamento social. Com a declaração da quarentena, esses espaços se viram obrigados a fechar as portas. Muitos deles, contudo, souberam permanecer próximos do público com a elaboração de atividades virtuais, que levam à casa do espectador uma vasta programação.

Semanalmente, o O SÃO PAULO apresenta algumas atividades acessíveis para esta quarentena:

MUSEU DE ARTE SACRA

Inaugurado em 29 de junho de 1970, como resultado de um convênio entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, o Museu de Arte de Sacra de São Paulo (MAS) tem como um de seus objetivos “expor permanente, pública e didaticamente seu acervo”, além de auxiliar e incentivar pesquisas relacionadas a arte sacra e história da arte.

Desde a declaração da pandemia e com a recomendação do isolamento social, para evitar aglomerações, o MAS mantém as portas fechadas, mas mantém uma vasta programação virtual.  

No próximo dia 9, o MAS promoverá o “Passeio virtual 1562: a guerra de Piratininga e a confederação dos tamoios”. Será uma visita ao local onde ocorreu o Cerco a Piratininga, marcado pela batalha dos índios Tamoios contra a Vila de São Paulo de Piratininga, na intenção de abater a presença Portuguesa no Planalto Paulista.

Conduzido pelo produtor audiovisual Rogério Nunes, o percurso on-line irá percorrer pelo Pateo do Collegio, a Praça da Sé, o Mercado Municipal e Parque Dom Pedro II, com explicações dos locais exatos do antigo arraial de Piratininga, bem como o resgate geográfico da região e o significado dos monumentos e estátuas presentes nesses locais.

A duração prevista do passeio é de 90 minutos e são disponibilizadas 30 vagas.

Para a visita, será utilizada a plataforma Google Meet. O link será encaminhado aos participantes confirmados.

Para outras atividades virtuais no MAS, acesse o site.

SALA SÃO PAULO

Localizada na Praça Júlio Prestes, a Sala São Paulo é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), sendo reconhecida como um dos mais importantes espaços voltados a concertos e eventos do Brasil.

Com a pandemia, as atividades foram suspensas, mas, com a proposta de nutrir  a paixão pela cultura e pela música, foi disponibilizada uma programação compostas por acervos de gravações de concertos, apresentação dos músicos da Sala São Paulo publicadas, esporadicamente, nas redes sociais oficiais da Osesp em momentos musicais diretamente de suas casas, playlists criadas e contempladas no Youtube e com as edições da Revista Osesp de 2014 a 2020 disponíveis para download gratuito.

No sábado, dia 6, às 11h, haverá transmissão no Youtube da apresentação realizada em 12 de novembro de 2016, da Osesp, entoando a Sinfonia nº 6 de Vaughan Williams, sob a regência de Sir Richard Armstrong.

Na Sala São Paulo Digital você tem acesso a mais detalhes e outras programações.

PINACOTECA

A Pinacoteca de São Paulo é o mais antigo museu da cidade e possui um acervo atual de cerca de 11 mil peças, voltadas às artes visuais com ênfase na produção brasileira iniciadas no século XIX, aos novos tempos contemporâneos e em sintonia com manifestações culturais de todo o mundo.

Umas das atividades disponíveis neste período de quarentena é a exposição “Distância”, que reúne cinco obras audiovisuais da coleção do museu.

Os trabalhos de Cao Guimarães, Dalton Paula, Letícia Parente, Marcellvs L. e Sara Ramo foram adaptados para o ambiente on-line, no qual o espaço físico é substituído por janelas de visualização.

A amostra segue disponível até o fim do período de isolamento social.

A “Pina em Casa” pode ser visitada pelo site, que permite, ainda, um tour virtual pelas instalações do museu.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários