
Com o tema “Música e Liturgia: Como cantar o mistério da fé do povo de Deus”, o Decanato Santa Isabel e São Zacarias promoveu no sábado, 14, uma formação pastoral conduzida pelo maestro Delphim Porto, da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção.
A atividade, realizada na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Taipas, reuniu músicos e agentes pastorais ligados à liturgia. Entre os participantes também estiveram os Padres Walter Merlugo Júnior, Pároco; Otoniel Profiro, Colaborador da mesma Paróquia; e Álvaro Moreira Gonçalves, Pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus e Coordenador regional da Comissão da Santificação.
Ao abordar aspectos técnicos e teológicos da música sacra, o maestro Delphim enfatizou a necessidade do estudo constante do repertório e a análise profunda das letras, que devem estar em perfeita sintonia com o tempo litúrgico.
Com a proximidade da Quaresma, o maestro destacou a importância de uma seleção musical específica para este tempo de sobriedade e conversão.
A atividade contou ainda com dinâmicas práticas de ensaio com a assembleia e exercícios de escuta ativa, visando a aprimorar a participação dos fiéis nas celebrações.
Por Márcial Alves
Colaboração especial para Região Brasilândia





