‘Deus entra em contato conosco na suavidade da nossa consciência’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta sexta-feira, 12, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Na homilia, Dom Odilo refletiu sobre a primeira leitura (1Rs 19,9a.11-16), que narra a experiência sobrenatural de Elias, escondido no Monte.  O profeta esperou a manifestação de Deus no vento impetuoso, no terremoto e no fogo. No,  entanto, “Deus lhe falou na suavidade, na serenidade, no momento do silêncio de uma brisa leve”.

BRISA SUAVE

O Cardeal recordou que Elias viveu em uma época marcada pela idolatria, algo que ele combatia fortemente. Tal idolatria era marcada, muitas vezes, pela adoração das forças da natureza. No entanto, a experiência do profeta mostra que Deus não está nesses fenômenos. 

“Deus entra em contato conosco na suavidade da nossa consciência, quando nos colamos a ouvi-lo, quando nos abrimos para ouvir sua Palavra. Ele se encontra conosco sem se impor, respeita a nossa liberdade e nos convida a ir ao seu encontro e escuta-lo de boa vontade”, enfatizou o Arcebispo, recomendando que que cada pessoas reserve, todos os dias, alguns momentos para um encontro com Deus.

MATRIMÔNIO E FIDELIDADE

No Evangelho do dia (Mt 5,27-32), Jesus fala sobre o matrimônio e a fidelidade conjugal, ressaltando que não é somente por meio de ações que se comete o adultério, mas também por meio do desejo e do olhar perturbado por paixões desordenadas.

Ao comentar este trecho, Dom Odilo chamou a atenção para as muitas situações matrimoniais marcadas pela infidelidade e até pela violência e pelos abusos, o que são uma “distorção da relação verdadeira”. “Que Deus abençoe todos os casais, alimentar todos os dias, e não se deixar levar por paixões desordenadas”, afirmou. 

AOS CASAIS

O Cardeal recordou, ainda, a comemoração do Dia dos Namorados nesta sexta-feira, e que, neste sábado, 13, celebra-se a memória de Santo Antônio, presbítero e doutor da Igreja, popularmente invocado para interceder pelos casamentos.

O Arcebispo recomendou que os casais de esposos, noivos e namorados busquem acompanhar a missa juntos nesse dia e coloquem sua vida e relacionamento diante do Senhor.

O Cardeal também ressaltou o valor do sacramento do Matrimônio para a Igreja, “mesmo quando a cultura do nosso tempo não valorize mais o casamento”. “Para os casais cristãos, pedimos para pensar no casamento, formar um vínculo que seja um verdadeiro projeto de vida em Deus”, completou.  

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários