‘Devemos buscar a perfeição ouvindo a voz de Deus em nossa consciência’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta terça-feira, 16, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Na homilia, Dom Odilo refletiu sobre os textos bíblicos da liturgia do dia, a começar pela primeira leitura (1Rs 21,17-29), que narra o encontro do profeta Elias com o rei Acab, que provocou a morte de Nabot para tomar posse de sua vinha. Acab manifesta surpresa por ser descoberto por Elias, que lhe recorda suas más ações.

O Cardeal ressaltou que o profeta manifestou a voz de Deus que fala na consciência humana. “Para Deus, nada está escondido. Mesmo que ninguém neste mundo conseguisse descobrir as nossas ações, Deus as conhece”, afirmou, recordando que que a maldade está sempre ligada à falsidade.

AMAR OS INIMIGOS

O Evangelho do dia (Mt 5,43-48), Jesus exorta os discípulos a amarem seus inimigos a rezar por aqueles que os perseguem. “Está é uma forma extrema da caridade. Significa que não se deve cultivar o ódio, sede de vingança ou o desejo de destruir os inimigos. Significa querer o bem daqueles que fazem mal, desejar que acertem o passo, que se convertam, que mudem seu coração”, ressaltou o Arcebispo.

Dom Odilo afirmou, ainda, que essa atitude recomendada por Jesus requer uma força sobrenatural que Deus concede aqueles que se dispõem e que chave de todo o comportamento humano se encontra na recomendação feita pelo Senhor: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

“Nosso comportamento seja pautado por essa diretriz. Nunca alcançaremos essa perfeição da nossa parte mas caminhemos nessa direção, seguindo o que Deus nos diz em nossa consciência, na sua Palavra nos ensinamentos da Igreja”, completou.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários