Devotos festejam São Judas Tadeu no santuário no Jabaquara

Devotos festejam São Judas Tadeu no santuário no Jabaquara
Priscila Tomé

Na festa litúrgica de São Judas Tadeu, em 28 de outubro, a movimentação dos fiéis no Santuário localizado na Avenida Jabaquara foi intensa o dia inteiro. 

Foram celebradas 12 missas, a primeira iniciada às 5h, a última às 19h30, intercaladas na igreja nova e quadra da Obra Social do Santuário, para evitar aglomerações. Além disso, os fiéis utilizaram máscaras de proteção e álcool em gel em todas as dependências do Santuário. As confissões foram atendidas no Salão Dehon por 12 padres até as 20h e as bênçãos na Sala São Judas foram conduzidas por cinco diáconos até as 21h. 

As atividades do dia foram concluídas com uma live musical com os seminaristas dehonianos, transmitida pelo YouTube e Facebook do Santuário. 

Bem viver o sacramentos

Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, presidiu a celebração solene das 12h, concelebrada pelo Padre Flávio Aparecido Alves, SCJ. Na homilia, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Episcopal Ipiranga ressaltou a vivência dos sacramentos pelos cristãos, para que Deus possa agir e fortalecer a fé em todos os momentos da vida cristã, tema da novena e festa de São Judas, cujo lema é “Hoje, a salvação entrou na tua casa” (Lc 19,9). 

O Bispo também presidiu uma das missas da novena no dia 24, quando falou sobre o sacramento do Matrimônio, ocasião em que também rezou pedindo a intercessão de São Judas para mais e santas vocações para a Igreja, partindo das famílias cristãs de hoje.

Deus caminha com os apóstolos e a Igreja

A missa das 17h no dia do padroeiro, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas redes sociais do santuário, foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer. Na homilia, o Arcebispo Metropolitano enfatizou que Jesus sempre está no meio dos cristãos reunidos e que a Igreja nunca irá deixar de seguir a doutrina apostólica.

“Ele está, sim, presente, verdadeiramente no meio de nós, e acompanha a comunidade dos discípulos Dele, que somos nós. Continua a chamar a todos nós, para que continuemos a missão que Ele deu aos apóstolos e que hoje cabe a nós. O Espírito Santo conduz a Igreja!”, ressaltou Dom Odilo. 

“Da nossa parte, façamos aquilo que Jesus pediu que os discípulos fizessem: chamar, contar pra todos, convidá-los a participar, trazendo-os para perto, para que também possam experimentar a alegria do encontro com Ele, do encontro e da salvação!”, prosseguiu o Arcebispo Metropolitano, ao comentar sobre o valor de que todos caminhem unidos na fé, na esperança e na caridade.

Dom Odilo também enfatizou que a Igreja permanece fiel à doutrina dos apóstolos: “Nossa Igreja é católica apostólica romana. Nunca se afastou da fé dos apóstolos. Nós não inventamos a Igreja, e temos a graça e o dom de participar da doutrina dos apóstolos, da mesma fé daqueles que vieram antes de nós. A Igreja caminha no ensinamento dos apóstolos que nos transmitiram a palavra de Jesus”, destacou, desejando, por fim, que, na festa litúrgica dos apóstolos São Simão e São Judas Tadeu, Deus fortaleça a Igreja a caminho unida, especialmente neste momento do Sínodo universal. 

“O Papa nos convoca a participarmos do Sínodo da Igreja como um todo. Sínodo significa ‘estar juntos’, ‘caminhar juntos’, no mesmo caminho de Jesus, unidos em comunhão, unidos na mesma preocupação pela vida, e à missão da Igreja do qual somos parte. Que o Espírito Santo nos ilumine e fortaleça no caminho de Jesus, ensinado pelos apóstolos”, concluiu. 

(Com informações do Departamento de Comunicação do Santuário São Judas Tadeu)

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter