Dia dos Povos Indígenas tem pré-lançamento de filme rodado na Terra Indígena Guarani e palestra

Os dois eventos serão promovidos no dia 19 de abril na Secretaria de Direitos Humanos e no Museu de Artes Indígenas

Funai

A Coordenação dos Povos Indígenas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) apresenta duas atrações comemorativas ao 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas. Uma delas é o pré-lançamento do filme Para’i com exibição em seu auditório, exclusiva aos servidores da pasta e convidados; e a outra é uma palestra aberta ao público sobre a cultura dos povos indígenas, racismo e o respeito pela diversidade.

O filme, que entra no circuito dos cinemas no dia seguinte, conta a história de Pará, uma menina guarani que encontra por acaso um milho guarani tradicional, que nunca havia visto e, encantada com a beleza de suas sementes, começa a cultivá-lo.

Distribuído pela Descoloniza Filmes, a produção foi rodada na Terra Indígena Guarani Jaraguá que, por estar dentro do contexto urbano da cidade de São Paulo, é uma das regiões que mais tem os direitos ameaçados pela especulação imobiliária.

A partir daí, a menina Pará começa a questionar seu lugar no mundo, quem ela é, e os motivos pelos quais fala português e não guarani, por que é diferente dos colegas da escola, por que seu pai vai à igreja cristã, por que moram numa aldeia tão perto da cidade e por que seu povo luta por sua terra.

Além do pré-lançamento no auditório da SMDHC, das 10h às 12h e das 14h às 16h, o filme Para’i também foi pré-exibido na Terra Indígena Guarani Jaraguá. Confira o trailer.

Ainda no dia 19, também às 14h, no Museu da Artes Indígenas, será promovida a palestra aberta ao público “Jenipapo: Povos Indígenas, Racismo e Desafio da Diferença”, com Aly Orellana, amazônida e descendente da nação Guarani, doutor em Educação pela PUC/SP e licenciado em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Rondônia. Foi pesquisador do Observatório da Educação Escolar Indígena MEC/PUCSP (2009-2012), em história da educação escolar indígena, formação de professores indígenas e interculturalidade.

Serviço

19 de abril, Dia dos Povos Indígenas

● Pré-lançamento do filme Para’i
Auditório da SMDHC (Rua Líbero Badaró, 119, centro)
Exibição das 10h às 12h e das 14h às 16h

● Palestra “Jenipapo: Povos Indígena, Racismo e Desafio da Diferença”
Museu das Culturas Indígenas
Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura da Cidade de São Paulo

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários