Logo do Jornal O São Paulo

Diácono seminarista Vinícius Pinheiro deseja ‘anunciar as maravilhas de Deus’

O jornal O SÃO PAULO dá sequência à série de reportagens com os recém-ordenados diáconos da Arquidiocese de São Paulo pela imposição das mãos do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, em 13 de dezembro.

Fotos: Luciney Martins

Um deles é o Diácono seminarista Vinícius Pinheiro Nunes, 25 anos, que escolheu como lema diaconal “Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória” (Ex 15,1).

No exercício do ministério diaconal, Vinícius deseja “anunciar as maravilhas de Deus, na minha vida e na vida dos irmãos. Ao escolher esse lema, tomo por missão e serviço anunciar que o deserto de nossas vidas passa, não sem lutas, mas que existe um Deus que acompanha nossa travessia”.

ITINERÁRIO FORMATIVO

A convivência pastoral e o serviço ao altar na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Região Santana, com os Padres Luiz Cesar Bombonato e Eduardo Rodrigues Coelho, ajudaram no despertar vocacional de Vinícius, que teve ainda mais certeza do caminho a seguir, em 2013, durante a acolhida a um grupo de peregrinos de Madri, na Espanha, que veio ao Brasil para Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

O amadurecimento do despertar de sua vocação também se deu a partir da realização de atividades “como as visitas aos doentes e as vias-sacras que realizávamos na Paróquia; e em 2016, quando participei da oficina de cerimoniários da Região Santana”.

Ele ingressou no Seminário Propedêutico em 2018; no de Filosofia, em 2019, e no de Teologia em 2022: “No seminário, aprendi que a simplicidade de Deus reflete em nossa vida, e entendi que a nossa missão é de anunciar um Deus que é simples”.

Cardeal Scherer impõe as mãos sobre o seminarista Vinícius Pinheiro na ordenação diaconal

O Diácono seminarista Vinícius falou em nome dos demais no encerramento da missa de ordenação. Ele agradeceu ao Arcebispo Metropolitano, “por nos ensinar a amar e servir os irmãos”, bem como aos bispos auxiliares, aos padres formadores e diretores espirituais, aos colaboradores das casas formativas e aos professores, aos demais seminaristas e familiares “pela fé ensinada e por nos mostrarem que estar no seguimento de Jesus vale a pena”.

“O nome de todos vocês estarão para sempre gravados em nossos corações, como sinal de gratidão e retribuição por todas as alegrias proporcionadas. Peço que continuem a rezar pelas nossas vocações e, sobretudo, para que Deus continue a suscitar novas vocações para o Seu Sagrado Coração”, concluiu.

Deixe um comentário