Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Diácono seminarista Vinícius Pinheiro deseja ‘anunciar as maravilhas de Deus’

O jornal O SÃO PAULO dá sequência à série de reportagens com os recém-ordenados diáconos da Arquidiocese de São Paulo pela imposição das mãos do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, em 13 de dezembro.

Diácono seminarista Vinícius Pinheiro deseja ‘anunciar as maravilhas de Deus’ - Jornal O São Paulo
Fotos: Luciney Martins

Um deles é o Diácono seminarista Vinícius Pinheiro Nunes, 25 anos, que escolheu como lema diaconal “Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória” (Ex 15,1).

No exercício do ministério diaconal, Vinícius deseja “anunciar as maravilhas de Deus, na minha vida e na vida dos irmãos. Ao escolher esse lema, tomo por missão e serviço anunciar que o deserto de nossas vidas passa, não sem lutas, mas que existe um Deus que acompanha nossa travessia”.

ITINERÁRIO FORMATIVO

A convivência pastoral e o serviço ao altar na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Região Santana, com os Padres Luiz Cesar Bombonato e Eduardo Rodrigues Coelho, ajudaram no despertar vocacional de Vinícius, que teve ainda mais certeza do caminho a seguir, em 2013, durante a acolhida a um grupo de peregrinos de Madri, na Espanha, que veio ao Brasil para Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

O amadurecimento do despertar de sua vocação também se deu a partir da realização de atividades “como as visitas aos doentes e as vias-sacras que realizávamos na Paróquia; e em 2016, quando participei da oficina de cerimoniários da Região Santana”.

Ele ingressou no Seminário Propedêutico em 2018; no de Filosofia, em 2019, e no de Teologia em 2022: “No seminário, aprendi que a simplicidade de Deus reflete em nossa vida, e entendi que a nossa missão é de anunciar um Deus que é simples”.

Diácono seminarista Vinícius Pinheiro deseja ‘anunciar as maravilhas de Deus’ - Jornal O São Paulo
Cardeal Scherer impõe as mãos sobre o seminarista Vinícius Pinheiro na ordenação diaconal

O Diácono seminarista Vinícius falou em nome dos demais no encerramento da missa de ordenação. Ele agradeceu ao Arcebispo Metropolitano, “por nos ensinar a amar e servir os irmãos”, bem como aos bispos auxiliares, aos padres formadores e diretores espirituais, aos colaboradores das casas formativas e aos professores, aos demais seminaristas e familiares “pela fé ensinada e por nos mostrarem que estar no seguimento de Jesus vale a pena”.

“O nome de todos vocês estarão para sempre gravados em nossos corações, como sinal de gratidão e retribuição por todas as alegrias proporcionadas. Peço que continuem a rezar pelas nossas vocações e, sobretudo, para que Deus continue a suscitar novas vocações para o Seu Sagrado Coração”, concluiu.

Deixe um comentário