Diocese de Itapeva tem novo bispo

Dom Eduardo Malaspina havia sido nomeado bispo titular de Pupiana e auxiliar de São Carlos em 7 de março de 2018, recebendo a ordenação episcopal em 1º de maio. Foi administrador diocesano de São Carlos de 2020 a 2021.

CNBB

O Santo Padre nomeou nesta quarta-feira, 28, como bispo da Diocese de Itapeva Dom Eduardo Malaspina, transferindo-o da Sé titular de Pupiana e do ofício de auxiliar de São Carlos.

O bispo Eduardo Malaspina nasceu em 12 de julho de 1967 em Tabatinga, Diocese de São Carlos, interior de São Paulo. Completou os estudos de Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos (1985-1987) e os de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas-SP (1988-1991). Obteve a Licenciatura em Ciências da Comunicação na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.

Foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1991, sendo incardinado na Diocese de São Carlos.

Exerceu os seguintes cargos: vigário paroquial de Nossa Senhora do Patrocínio em Jaú-SP; administrador paroquial de Nossa Senhora Aparecida em Américo Brasiliense-SP; secretário e depois coordenador diocesano de Pastoral; professor do Seminário Propedêutico e do Seminário de Filosofia; chanceler; vigário geral; pároco de São Nicolau de Flüe em São Carlos-SP; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores.

Em 7 de março de 2018 foi nomeado bispo titular de Pupiana e auxiliar de São Carlos, recebendo a ordenação episcopal em 1º de maio seguinte. Foi administrador Diocesano de São Carlos de 2020 a 2021.

No âmbito do Regional Sul 1 da CNBB, é presidente da Comissão Pastoral da Liturgia.

Fonte: Vatican News e CNBB

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários