Diocese de São José dos Campos celebra 40 anos de sua instalação

Devido à situação pandêmica atual, a programação inicial de uma grande celebração diocesana foi alterada

Diocese de São José dos Campos

A Diocese de São José dos Campos completou 40 anos de instalação, no dia 1º de maio, solenidade de São José Operário. Devido à situação pandêmica atual, a programação inicial de uma grande celebração diocesana foi alterada. Assim sendo, a celebração do jubileu de esmeralda da diocese está acontecendo do seguinte modo:

Celebração Jubilar Paroquial

De 28 a 30 de abril, as paróquias que compõem a Diocese de São José dos Campos, realizaram um Tríduo em honra a São José e em ação de graças pelos 40 anos da Diocese. No dia 1º de maio cada comunidade preparou uma programação especial para celebrar o dia do patrono da diocese e o Quarentenário de nossa Igreja particular.

Celebração Jubilar Diocesana

No dia 1º de Maio, Dom Cesar celebrou na Catedral Diocesana São Dimas e fez o lançamento do Ebook comemorativo e o relançamento do Hino da Diocese.

Na Solenidade de Cristo Rei do Universo, no dia 20 de novembro, às 15h30, no Centro de Evangelização da Paróquia Coração de Jesus, está prevista uma solene celebração, com representação de toda a Diocese, para render glórias a Deus pelos 40 anos de bênçãos. Nesse dia será lançada a Revista Comemorativa dos 40 anos.

Os preparativos da celebração dos 40 anos da Diocese:

Tema Central

«Somos todos irmãos» é o tema escolhido por Dom Cesar, para o Jubileu de 40 anos da diocese. Tema extraído da última encíclica do Papa Francisco. «FRATELLI TUTTI»: escrevia São Francisco de Assis, dirigindo-se a seus irmãos e irmãs para lhes propor uma forma de vida com sabor de Evangelho.

ogomarca dos 40 anos

A logomarca foi elaborada pelo Departamento de Comunicação, em parceria com o designer Murilo Moraes. Confira, abaixo, todos os elementos que compõem a identidade visual do evento.

Cruz do Senhor, como no brasão da Diocese, é o centro de tudo, representando a centralidade do mistério de Cristo na vida da Diocese, pois “Jesus Cristo é a boa nova da salvação comunicada aos homens de ontem, de hoje e de sempre”, mas, ao mesmo tempo, Ele é também o primeiro e supremo evangelizador.

Lírio de São José, recorda o padroeiro principal da Diocese, uma vez que “a Igreja tem confiança no seu exemplo insigne, um exemplo que transcende cada um dos estados de vida e se propõe a toda a comunidade cristã, sejam quais forem a condição e as tarefas de cada um dos fiéis”

número 40 formado pela Cruz, representa toda a história da Diocese que tem como princípio a experiência do amor e da salvação de Cristo através de sua entrega na cruz e também como fim, que essa mensagem seja conhecida.

As seis estrelas representam as 6 cidades que compõem a Diocese de São José dos Campos.

Os desenhos abaixo da cruz representam os vales e montanhas e o centro urbano, componentes do contexto geográfico da Diocese. É nesta terra que todos os fiéis são chamados a se santificar e a evangelizar.

Presente na imagem, formado pelo zero, temos o cajado, lembrando a figura de guia e pastor de São José.

Por fim, a cor da imagem recorda a imagem de São José, Padroeiro da Diocese. Um amarelo que aos poucos cobre o verde, simbolizando Deus que escolheu São José e o cobriu com graças para prepara-lo para sua missão de pai, provedor e protetor da Sagrada Família de Nazaré.

Coro Diocesano Ir. Miria Kolling

Desde dezembro de 2020, sob a coordenação do maestro Leandro Evaristo, e preparação vocal de Patrícia Nessa, o Coro Diocesano Ir. Miria Kolling vem se dedicando aos ensaios dos cantos litúrgicos escolhidos para a solene celebração dos 40 anos da Diocese, prevista, incialmente, para o dia 1º de maio. O coro contará com 140 cantores de 37 Paróquias e a execução dos cantos será enriquecida por uma mini orquestra composta por violinos, Piano, Harpa, trompete, flautas, violão, bateria, viola Caipira, percussão, contra baixo elétrico e Violoncelo. Os ensaios aconteceram inicialmente no auditório da Faculdade Católica e ultimamente na Catedral São Dimas.

Hino da Diocese

Foi composto em 2006, para a celebração do Jubileu de Prata da Diocese. O autor de sua letra é o Pe. Edinei Evaldo Batista e da melodia o músico Luidy Caldas, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Altos de Santana. Para a celebração dos 40 anos o hino teve algumas adequações em seu texto original e na sua melodia, bem como o acréscimo de arranjos que o tornaram mais belo e vibrante. Foi gravado pelo Coro Diocesano Ir. Miria Kolling e relançado no dia 1º de maio, na celebração jubilar na Catedral de São Dimas.

Brasão da Diocese

Criado em 2006, será repaginado para a celebração dos 40 anos e reapresentado no dia 11 de junho.

Ebook da história da Diocese

Este texto que narra a história de nossa Diocese, de modo mais detalhado, lançado no dia 1º de maio. O Ebook conta como foi o caminho para a criação e a instalação da nossa Diocese, apresentando os principais documentos desse processo. Fala também dos bispos que tivemos até o momento e seus feitos mais marcantes. Nesse texto os leitores poderão conhecer a história dos seminários da Diocese, o número de seminaristas que já passaram por eles e aqueles que foram ordenados padres. Por meio deste Ebook também será possível entrar em contato com um pouco da história de cada paróquia, o surgimento das Pastorais e Movimentos, bem como, com alguns momentos marcantes de nossa história diocesana. O Ebook poderá ser acessado através do site da Diocese, num banner que será especificamente preparado para conduzir os internautas ao seu conteúdo.

Revista comemorativa

Está na fase final de elaboração a revista que contará um pouco da história de nossa Diocese, em seus principais personagens e elementos, enriquecida por textos esclarecedores e belas fotos. A revista será lançada na celebração solene dos 40 anos da diocese, prevista para o dia 20 de novembro de 2021.

(Com informações de Regional Sul 1 da CNBB e Diocese de São José dos Campos)

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter