Dom Odilo na Missa do Natal: ‘Aquele que nasce é o Filho de Deus falando a nós’

Arcebispo Metropolitano presidiu Missa do Dia de Natal na Catedral da Sé na segunda-feira, 25 dezembro

“Cristãos, vinde todos, com alegres cantos, oh! Vinde, Oh! vinde até Belém. Vede nascido vosso Rei eterno. Oh! Vinde adoremos! Oh! Vinde adoremos o Salvador”.

Na manhã da segunda, 25, centenas de fiéis –  a maioria em família – foram à Catedral da Sé para atender a este chamado que a Igreja faz a todos os cristãos no Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo e que foi solenemente entoado na abertura da missa na Igreja mãe da Arquidiocese de São Paulo.

“Hoje aqui estamos para adorar, para agradecer e louvar a Deus pelo acontecimento do Natal”, disse o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, ao saudar, no começo da missa, a assembleia de fiéis que tinha diante dos olhos, à frente do presbitério, a imagem do Menino Jesus.

As celebrações da Natividade do Senhor foram abertas horas antes, com a Missa da Noite do Natal, à meia noite, também presidida pelo Arcebispo, na qual foi proclamado o Evangelho segundo São Lucas (2,1-14), narrando os eventos que ocorreram do nascimento de Jesus em Belém e o anúncio dos anjos aos pastores de que nasceu o Salvador. Além disso, os 61 sinos da Sé,  o  maior  carrilhão  da  América  Latina, anunciaram para a cidade a boa notícia do nascimento de Jesus Cristo.

Foto: Daniel Gomes/O SÃO PAULO

O VERBO SE FEZ CARNE

Na homilia da Missa do Dia de Natal, o Arcebispo Metropolitano ressaltou que a liturgia lembra que a Palavra de Deus se fez carne e veio habitar entre os homens.

Dom Odilo lembrou que segunda leitura desta missa (Hb 1,1-6) indica que se outrora Deus falou ao povo por meio dos profetas, agora Ele se dirige à humanidade diretamente por intermédio de Seu Filho.

“Aquele que nasce é o Filho de Deus falando a nós”, ressaltou Dom Odilo, lembrando, ainda, que Cristo é apresentado como  “o rosto humano de Deus e rosto divino do homem” e como Aquele que sustenta o universo pelo poder de sua Palavra.

O Menino também é a luz que bilha nas trevas: “A luz brilhou para a humanidade e alegrou a todos aqueles que a acolheram. Já aqueles que não acolheram esta luz permanecem nas trevas”, disse Dom Odilo, fazendo alusão ao Evangelho proclamado nesta solenidade (Jo 1,1-18).

ELE ESTÁ ENTRE NÓS

“Ele se fez um de nós. Ele veio para fazer a sua tenda no meio de nós”, ressaltou Dom Odilo, lembrando, ainda, que esta é a outra grande notícia do Natal: “Não estamos sozinhos, perdidos, neste universo enorme. Ele olha pra nós neste pedaço de universo que Ele ama e que entregou aos nossos cuidados, para que vivamos como nossa casa e também a amemos e louvemos a Deus por tudo que ela nos proporciona”.

O Arcebispo sublinhou que Cristo, o rosto humano de Deus Pai, se faz visível nas situações em que menos se possa esperar: “Onde existe dor, sofrimento, angústia. Também onde existe simplicidade, humildade; onde existe amor, caridade, Deus ali está”.

Foto: Felipe Matos Cândido/Catedral da Sé

OITAVA DE NATAL

Ainda na homilia, o Arcebispo lembrou que a celebração do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo se estenderá pelos próximos dias.

“O Natal é um fato para sempre, por isso nós o celebramos em uma Oitava, de hoje até 1o de janeiro. Todos estes são dias de um Grande Dia que Deus fez para nós: o dia em que veio ao mundo o seu Filho para nos salvar. Fez-se próximo de nós. Temos, portanto, a semana inteira para nos alegrar e tomar consciência disso, agradecer e louvar a Deus e, é claro, testemunhar esta luz que não queremos esconder, que não queremos reter somente para nós”, explicou.

COM AS BÊNÇÃOS DE DEUS EM 1o DE JANEIRO

Antes da benção final, Dom Odilo exortou os fiéis a participar das missas em 1o de janeiro, Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: “Dia 1o é dia santo de guarda e também dia de olharmos para Deus e colocar diante Dele todos os nossos desejos, anseios e votos para o ano que começa”.

Ao término da missa, dezenas de fiéis se colocaram em atitude de oração próximos à imagem do Menino Jesus à frente do presbitério e também diante do presépio da Catedral da Sé, no qual a imagem do Menino Jesus foi colocada pelo Cardeal Scherer na Missa da Noite do Natal.

Daniel Gomes/O SÃO PAULO

Ainda na segunda-feira, 25, Dom Odilo presidirá duas Missas de Natal: às 17h no Arsenal da Esperança (Rua Doutor de Almeida Lima, 900, Mooca); e às 19h na Paróquia Menino Jesus (Avenida Mazzei, 491, Tucuruvi)

VEJA COMO FOI A MISSA NA CATEDRAL DA SÉ

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários