Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

DNJFest 2025 – com Frassati e Carlo Acutis, juventude celebrará Cristo Rei

Por Robson Landim

No próximo dia 23, Solenidade de Cristo Rei do Universo, no Centro Esportivo Tietê, a juventude celebrará o DNJFest, evento que tem se tornado tradicional no calendário da Arquidiocese de São Paulo. 

Se a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é, em nível mundial, uma convocação da Igreja aos jovens para viverem a unidade, a comunhão e a alegria que lhes é tão característica, cada diocese também é convidada a realizar anualmente a sua JMJ, como uma celebração da vivência feliz e diversa da juventude. E é isso que todos os jovens das paróquias, pastorais, movimentos, novas comunidades e demais expressões da Arquidiocese são convidados a viver nesse evento. 

DNJFEST 2025 

O Dia Nacional da Juventude – DNJ, que acontece em todo o Brasil, ganha na Arquidiocese um complemento: o “FEST”, que vem de “Festival”, “Festa” e “Encontro” e demonstra a alegria, a pluralidade e o desejo para esse dia repleto de atividades, que terá por tema “Em Cristo Rei, a juventude vive!”. 

Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese, Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade e Referencial para o Setor Juventude, explica os propósitos do evento. 

“Seguindo um pedido feito pelo Papa Francisco em 2021, neste Domingo de Cristo Rei, celebramos em todas as dioceses do mundo o Dia Mundial da Juventude. Depois, porque, na Arquidiocese, estamos muito felizes em corresponder a esse convite do Papa: queremos nos reunir e festejar Cristo Rei, nosso Deus e Senhor, nosso Amigo para sempre. Os jovens vão se reunir neste dia para mostrar que a Igreja é jovem e que o jovem ama Jesus Cristo e deseja corresponder ao amor infinito que Ele nos dá, ao nascer e viver entre nós, ao entregar a sua vida na Cruz para o perdão dos nossos pecados, ao permanecer dia e noite presente no sacramento da Eucaristia, esperando-nos nos sacrários das nossas igrejas”, explicou o Prelado. 

UM ANO FESTIVO 

O DNJFest 2025 ganha um caráter ainda mais celebrativo por comemorar os 40 anos do “Dia Nacional da Juventude”, data instituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1985, Ano Internacional da Juventude, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Ainda nesse contexto, Dom Carlos Lema explica que “este ano, o DNJFest tem outro grande estímulo: a recente canonização de Carlo Acutis e de Pier Giorgio Frassati: um estudante de ensino médio e um universitário que foram capazes de amar Jesus Cristo de verdade e nos deixam um exemplo luminoso de que ser santos é sinônimo de ser plenamente felizes nesta vida, condição para alcançar a plenitude de felicidade com Deus por toda a eternidade”. 

A ESPIRITUALIDADE NO DNJFEST 

O DNJFest não é apenas um grande festival com apresentações de grandes nomes da música católica nacional, mas uma oportunidade ímpar de encontro com Cristo por meio dos sacramentos e da fraternidade vivida de forma sadia. “Durante todo o domingo do DNJFest, os jovens terão oportunidade de rezar diante do Santíssimo Sacramento, participar da Santa Missa e receber o sacramento da Reconciliação. Esse é o mais valioso enriquecimento espiritual que podemos receber”, disse Dom Carlos. 

Marcos Jordan, coordenador do evento, também reforçou que o DNJFest “foca a amizade com Jesus, combinando momentos de celebração e espiritualidade. O objetivo é criar um ambiente para uma autêntica relação com Jesus, pois a partir dessa amizade nasce o testemunho. Os jovens serão impulsionados a serem construtores da paz na sociedade, superando a indiferença, respondendo ao apelo feito pelo Papa Leão XIV na mensagem para a XL Jornada Mundial da Juventude: ‘Não sigais aqueles que usam as palavras da fé para dividir! Em vez disso, organizai-vos para eliminar as desigualdades e reconciliar comunidades polarizadas e oprimidas’”

Uma Capela será cuidadosamente preparada para receber cada participante para momentos de espiritualidade, adoração, intimidade e interioridade. E diversos padres estarão disponíveis para o atendimento de Confissões

MÚLTIPLAS ATIVIDADES 

O evento contará com diversos espaços e atividades para que os jovens vivam um dia de encontro também entre eles, com a possibilidade de conhecer novas realidades da Igreja, partilhar suas alegrias e testemunhar o Reino de Cristo. 

Na Feira Vocacional e Educacional, será possível que o jovem conheça diversas realidades eclesiais da Arquidiocese, sendo esta uma grande chance de descobrir um chamado pessoal para corresponder a Cristo em um dos muitos carismas presentes na cidade ou ainda de encontrar sua vocação profissional. 

Nas quadras e pistas que estarão abertas durante todo o evento será possível jogar futebol, vôlei e andar de skate, uma ótima oportunidade para fazer novos amigos e, claro, viver aquela sadia competição. 

“’Queremos ver Jesus!’: o Evangelho conta que esse foi o pedido de umas pessoas aos Apóstolos. Isso é o que os jovens desejam: conhecer Jesus, abrir-lhe seu coração, alimentar-se de suas palavras divinas, descobrir sua vocação na Igreja e no mundo. Que os milhares de jovens que estarão no DNJFest experimentem em seus corações essa alegria profunda do encontro com Jesus!”, conclui Dom Carlos Lema, que, com entusiasmo, aguarda a presença da juventude no evento. 

PROGRAME-SE E PARTICIPE! 

DNJFest 2025 
“Em Cristo Rei, a juventude vive!” 
Domingo, 23 de novembro, das 8h às 20h 
Local: Centro Esportivo Tietê (SP) Av. Santos Dumont, 843 (próximo à Estação Armênia – Linha 1 – Azul do Metrô) 
Faça sua inscrição antecipada clicando aqui

Deixe um comentário