Falecido em 30 de agosto, o Diácono Orlando Luciano da Silva, 54, trabalhava como gerente financeiro na sede da Região Ipiranga havia 11 anos e exercia o diaconato na Paróquia Santa Cristina, no Parque Bristol, onde atuava como assistente pastoral.
A missa exequial aconteceu na sexta-feira, dia 1º, na Paróquia Santa Cristina e foi presidida por Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga. Houve massiva participação de paroquianos, amigos e familiares do Diácono, bem como padres, seminaristas e diáconos permanentes da Arquidiocese.
Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, proferiu a homilia, destacando a importância da fé no momento difícil da morte. “A morte não tem a última palavra. Jesus venceu a morte, ressuscitou dos mortos e deu-nos novamente a vida”, disse. Ele também exortou a todos que buscassem em Deus a consolação necessária para continuar a caminhada.
“Para aqueles que não creem, a morte é uma perturbação. Diz Jesus no Evangelho: ‘Não se perturbe o vosso coração’. E é na experiência da comunhão e da fé que vamos nos consolar e seguir.”
Dom Ângelo acolheu a família e relembrou a dedicação do Diácono durante todos estes anos. “Orlando era muito querido e amado por todos”, disse.
Orlando Luciano da Silva nasceu em Jundiaí do Sul (PR), em 13 de novembro de 1968, filho de Joaquim Nene da Silva e Sebastiana Martins da Silva. Formado em Comércio Exterior, exerceu sua atividade como catequista e agente de pastoral na Paróquia Santa Cristina, no Setor Cursino.
Foi ordenado diácono permanente em 11 de dezembro de 2021, por Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, na Catedral da Sé. Desde então, exercia o ministério na comunidade do Parque Bristol.
Como gerente financeiro da Região Ipiranga, era dedicado e competente. Marido e pai amoroso, deixa a esposa, Maria Rejane, os filhos Wendell e Brenda, e a neta, Laura, de quem sempre falava com amor e orgulho.
Por Karen Eufrosino
Colaboradora de comunicação na Região Episcopal Ipiranga