Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese e vigário para a Educação e Universidades, celebrou a oitava missa de corpo presente do Cardeal Cláudio Hummes, na Catedral Metropolitana de São Paulo, no fim da tarde da terça-feira, 5.
Dom Cláudio Hummes, Arcebispo de São Paulo entre 1998 e 2006, morreu na segunda-feira, 4, aos 87 anos de idade.
Na homilia, Dom Carlos ressaltou a trajetória de sua vida vocacional e de serviço a Igreja, desde jovem ao entrar na Ordem dos Frades Menores, aos 17 anos, até sua renúncia da presidência da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama), em março deste ano.
“Devemos agradecer a Deus pela sua vocação ao sacerdócio e o seu ministério episcopal: sua perseverança no sim dado a Deus desde muito jovem, à vida segundo o espírito de pobreza, humildade e serviço dos serviços dos filhos de São Francisco”, comentou.
Falou ainda sobre a união na oração para que o Cardeal Hummes se encontre com uma das verdades fundamentais da vida cristã: a vida eterna.
“Nossa fé nos garante a realização do maior anseio do coração humano: viver para sempre, ser felizes para toda eternidade. Isso é possível, com a vida eterna, a vida com Deus no Céu”, apontou.
Dom Carlos Lema lembrou ainda que a despedida não é definitiva, pois Jesus lembra aos fiéis que se encontrarão na vida eterna e que na casa do Pai, há muitas moradas. E que o caminho é conhecido, o próprio Cristo.
Por fim, colocou nas mãos de Nossa Senhora, a alma do Cardeal Dom Cláudio Hummes.