Dom Carlos Lema é apresentado ao clero como Vigário Episcopal para a Região Sé

Apresentação foi feita pelo Cardeal Scherer, Arcebispo Metropolitano

Na manhã da sexta-feira, 25, na Paróquia São Paulo da Cruz – Calvário, o clero atuante na Região Sé esteve reunido com o Cardeal Odilo Pedro Scherer e com Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese, recentemente nomeado pelo Arcebispo Metropolitano como Vigário Episcopal para a Região Sé.

Após a oração da Hora Média, conduzida pelo Padre Norberto Donizetti Brocardo, CP, e a acolhida dos presentes pelo Padre Aparecido Silva, Vigário Adjunto da Região Sé, o Cardeal Scherer apresentou Dom Carlos Lema como Vigário Episcopal para a Região Sé. Também mencionou os clérigos nomeados para outras funções regionais e recordou a recente criação da Capelania Pessoal Nigeriana Santa Josefina Bakhita, situada no Setor Catedral. Falou ainda sobre as pastorais ativas na Região e de outros serviços e colabora- dores da Cúria Regional.

O Arcebispo Metropolitano comentou, também, sobre a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, as Diretrizes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e destacou que os padres devem motivar a “Igreja nas casas”, ou seja, devem incentivar a família como uma célula-base de oração, de evangelização e de catequese.

Padre José Arnaldo Juliano dos Santos, Coordenador Regional de Pastoral, detalhou quais são os setores pastorais da Região e a forma como são feitos os trabalhos. Ele também falou sobre as ações regionais referentes à Assembleia Eclesial, explicando que os questionários da atual fase de escuta podem ser respondidos em grupo ou individualmente, e que neste pro- cesso se deve refletir sobre a 5a Conferência Geral de Aparecida. No site https://assembleiaeclesial.com.br, há detalhes completos sobre a iniciativa.

Também se falou sobre a realização do sínodo arquidiocesano, cujos trabalhos devem ser retomados assim que for possível, com a convocação dos nomeados para as assembleias.

Dom Odilo se pronunciou sobre a participação do clero nos retiros que estão acontecendo de forma on-line e recordou a realização do 18o Curso Arquidiocesano de Aprofundamento Teológico-Pastoral do Clero, que será realizado de 2 a 5 de agosto.

Padre José Carlos dos Anjos, da Pastoral Vocacional Arquidiocesana, apresentou as iniciativas para o mês vocacional, que estão sendo organizadas com o Padre José Edson de Santana Barreto, Assistente Eclesiástico Regional da Pastoral Vocacional, além da celebração de missas nos setores pastorais. Houve ainda uma breve prestação de contas sobre as ações já realizadas do projeto “Animando a Esperança”, cujos detalhes podem ser consultados no site https://animandoaesperanca.com.

Na conclusão da reunião, Dom Carlos Lema recordou um discurso de São João Paulo II, por ocasião do 25o ano de seu pontificado, em que falou sobre a função do bispo para com o clero: “[…] O bispo procurará sempre se comportar com os seus sacerdotes como pai e irmão que os ama, escuta, acolhe, corrige, conforta, busca a sua colaboração e cuida o melhor possível do seu bem-estar humano, espiritual, ministerial e econômico”. Por fim, se dispôs a “ser pai de todos os sacerdotes, encontrar-se com todos, estar próximo de cada um para que se sintam acolhidos. O bispo tem a missão de responder ao padre no mesmo dia ou no dia seguinte. Vamos trabalhar juntos!”.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter