Dom Carlos Lema ressalta a devoção a São Joaquim e Sant'Ana

São Joaquim e Sant’Ana foram destaque no programa “Encontro com o Pastor” da terça-feira, 26, conduzido por Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese, na rádio 9 de julho

Dom Carlos Lema ressalta a devoção a São Joaquim e Sant'Ana
Reprodução da Internet/Shutterstock

“A rigor eles (São Joaquim e Sant’Ana) são nossos avós, pois somos filhos de Maria e irmãos de Jesus Cristo”, afirmou o Prelado, ressaltando que a Igreja, neste dia, recorda com especial atenção o dia dos avós. Dom Carlos afirmou que estes santos agradaram muito a Deus durante sua vida.

Dom Carlos também explicou o significado dos nomes Joaquim e Ana. “Joaquim significa ‘preparação do Senhor’, e por ele, de fato, foi preparado o templo do Senhor, ou seja, a Virgem Maria”, afirmou. O Bispo ainda destacou que o nome Ana significa “graça”, e explicou que Joaquim e Ana receberam a graça de Deus “para fazerem germinar, por meio da oração, uma filha tão preciosa como Maria Santíssima”. 

Além disso, o Prelado afirmou que o lar de Joaquim e Ana foi escolhido por Deus para o nascimento da Virgem Maria. “Nesse lar, Maria aprendeu a rezar e foi desenvolvendo todas as virtudes”, destacou, lembrando que no mesmo lar, Maria também se preparou para receber o anúncio do anjo. 

CONFIAR JOAQUIM E ANA ÀS FAMÍLIAS

Dom Carlos Lema destacou que Deus derramou muitas graças na família de Nossa Senhora, e por isso, “nós confiamos a intercessão dos pais de Nossa Senhora às nossa comunidades, especialmente pedindo pela santidade das nossas famílias”. 

O Prelado recordou que a primeira leitura proclamada nesta festa (Ecl 44,1.10-15) fala dos avós, no versículo 11: “Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são a sua melhor herança.”, e destacou que deve-se honrar à Deus e agradecer pelas famílias. 

REZAR PELOS AVÓS 

“Além de sermos chamados a rezar pelos nossos avós, agradecer também a eles porque geraram nossos pais, e transmitiram a fé aos nossos pais. Hoje, somos chamados também a recordar a vida de Nossa Senhora, quando rezamos o Terço”, exortou Dom Carlos. 

O Bispo recordou ainda que o primeiro mistério gozoso do Terço é a anunciação: “Nós começamos a acompanhar todo o desenvolvimento do mistério da salvação a partir do lar de Joaquim e Ana”. 

Por fim, Dom Carlos exortou os fiéis a olharem para o céu, com o olhar da fé, para que Nossa Senhora “nos acompanhe com seus olhos misericordiosos e nos dê um caminho seguro”, concluiu. 

Deixe um comentário