Dom Carlos Silva: ‘ Não tenhas medo, Deus está sempre conosco!’

Na rádio 9 de Julho, bispo destacou a celebração do Martírio de São João Batista e a 59º Assembleia Geral dos Bispos. 

Dom Carlos Silva: ‘ Não tenhas medo, Deus está sempre conosco!’, Jornal O São Paulo
Reprodução da Internet

Na segunda-feira, 29, Dom Carlos Silva, OFMCap, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, conversou com os ouvintes da rádio 9 de Julho no programa “Encontro com o Pastor”, que está sendo apresentado por ele neste dias em razão da viagem do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, para participar de encontros do Papa Francisco com o colégio cardinalício. 

Inicialmente, Dom Carlos Silva recordou a memória do martírio de São João Batista neste dia: “João foi o precursor, aquele que preparou os caminhos do Senhor, e ele conclui sua missão com seu martírio.” 

O Prelado recordou as leituras que compõem a liturgia desta festa. Acerca da primeira leitura (Jr 1,17-19), na qual Deus fala a Jeremias “não tenhas medo”, o Bispo recordou que esta expressão aparece 365 vezes na Bíblia. “Cada dia de novo, como falou ao profeta, fala a cada um de nós: “não tenha medo, não temas”, afirmou. “Não tenhas medo, Deus está sempre conosco!”, frisou.

Dom Carlos ainda destacou o papel do profeta, que “não deve temer os poderosos deste mundo, nem a morte injusta”, pois a “tarefa profética é comunicar a Palavra de Deus e não a sua própria”, e indagou: “comunicamos, de fato, a Palavra de Deus? Não tememos os grandes poderosos e mentirosos deste mundo? Queremos o nome de autênticos profetas e discípulos de Jesus?” 

59a ASSEMBLEIA GERAL 

Dom Carlos Silva: ‘ Não tenhas medo, Deus está sempre conosco!’, Jornal O São Paulo
CNBB

A 59a Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também foi assunto para o programa. Dom Carlos explicou que a Igreja Católica no Brasil possui 278 dioceses, e um total de 478 bispos no Brasil, dos quais 321 exercem sua missão. 

“Nessa semana, vamos discutir alguns temas, tendo como tema central a Igreja sinodal, que nos propõe o Papa Francisco”, comentou. 

Um dos assuntos da assembleia é a elaboração das diretrizes para a ação evangelizadora para a Igreja no Brasil, que será aprovada em 2023. “Já começamos a pensar: que rumos queremos para a nossa Igreja?”, ressaltou. 

OUÇA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA – 29.08.2022

Deixe um comentário