Dom Carlos Silva:‘Temos que estar espertos e atentos para acolher o Senhor a todo instante’

Disse o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo em programa na rádio 9 de Julho

Reprodução da Internet

A edição da quinta-feira, 25, do programa “Encontro com o Pastor”, da rádio 9 de Julho, foi apresentada, excepcionalmente, por Dom Carlos Silva, OFMCap; Bispo Auxiliar da Arquidiocese para a Região Brasilândia, pois o Cardeal Scherer, Arcebispo de São Paulo, viajou nesta data para o Vaticano, onde participará do consistório em que o Papa Francisco criará 21 novos cardeais para a Igreja

Dom Carlos Silva comentou o Evangelho do dia (Mt 24, 42-51), no qual Jesus diz aos discípulos: “Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor.”. Acerca desta passagem, o Bispo destacou duas palavras-chave que ajudam a compreender a leitura: “vigiar” e “estai preparados”. 

PREPARADOS PARA A VINDA DO SENHOR

“A vinda do Senhor é certa, mas a hora é incerta. Por isso, o apelo de Jesus é que não podemos nos distrair nem dormir, temos que estar sempre preparados”, exortou. “Estamos preparados para a vinda do Senhor?”, indagou.

Dom Carlos exortou os ouvintes a refletir: “se soubéssemos que amanhã seria o último dia de nossa vida, seríamos pessoas diferentes hoje?”. Depois, destacou que o tema da vigilância deve “nos levar a uma revisão diária de vida com muita profundidade”.

COMPROMISSO COM DEUS

“Acreditamos sempre que a nossa vida ainda está por acontecer, sempre nos consideramos pessoas jovens, assim nos importamos mais em viver o presente, aproveitar os prazeres da vida sem compromisso com Deus e com o nosso próximo, nossos irmãos e irmãs”, afirmou, ressaltando, ainda, que as pessoas podem cair em uma “ditadura do egocentrismo”, pela qual tudo gira em torno dos pensamentos, sonhos e desejos próprios. 

Dom Carlos exortou os ouvintes a terem uma postura nova, e recordou que o Evangelho convida a “um novo jeito de ser e de comportar-se”, pois, “em nossa caminhada cristã, não podemos relaxar, temos que estar espertos e atentos para acolher o Senhor a todo instante”. 

O SENHOR EM NOSSAS VIDAS

O Bispo ainda destacou a brevidade da vida, e parafraseou São Francisco de Sales: “como os anos se reduzem a meses, os meses se reduzem a semanas, as semanas a dias, os dias a horas e as horas a segundos”, e afirmou que a cada segundo o Senhor “está próximo de nossa vida”. 

“Vivemos nesta terra como viajantes e não sabemos quando terminará o prazo desta viagem”, enfatizou, exortando os ouvintes a terem espírito de vigilância e solidariedade. 

SÃO LUÍS DE FRANÇA

Por fim, Dom Carlos recordou a memória de São Luís IX de França, que nasceu em 1214, e é modelo de santidade evangélica no exercício da realeza. O Santo sobressaiu-se pelo espírito de penitência, de oração e de amor aos pobres e doentes. Além disso, promoveu o bem social, o crescimento espiritual, a justiça e a paz. 

OUÇA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA – 25.08.2022

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários