
Na noite do domingo, 28 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo, os fiéis da Paróquia São Pedro Apóstolo, no Jardim Independência, Decanato Santa Maria Madalena, celebraram o padroeiro, em missa presidida por Dom Cícero Alves de França e concelebrada pelo Cônego José Bizon, Pároco.
Durante a homilia, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém tratou sobre o mistério da fundação da Igreja, destacando a complementaridade entre os dois apóstolos: “A construção, que é a Igreja, está apoiada e sustentada na fé de Pedro e na missão de Paulo. Pedro guarda a fé, Paulo anuncia a fé”.
Ao refletir sobre o Evangelho segundo São Mateus, o Epíscopo recordou a origem do termo Igreja – do grego Ekklesia e da raiz hebraica Qahal –, lembrando que, no contexto cristão, trata-se de uma assembleia inseparável da figura de Pedro: “Não há Igreja sem Pedro, portanto, não há Igreja sem o ministério ordenado, sem os bispos, porque a Igreja é fundamentada na fé apostólica. Ela é uma comunidade que descende da fé dos apóstolos”.
Dom Cícero também chamou a atenção para a região de Cesareia de Filipe, em que Jesus questiona os discípulos sobre Sua identidade. Em contrapartida à visão daqueles que viam Cristo apenas como uma figura do passado ou um profeta, a resposta de Pedro – “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” – nasce experiência e da intimidade com o Senhor, sendo o alicerce sobre o qual a Igreja foi edificada.


O Bispo alertou, ainda, para um pensamento recorrente na atualidade: a ideia de que é possível aceitar a Jesus, mas rejeitar a Igreja. “Não existe seguimento de Jesus nem profissão de fé sem a Igreja. Igreja e Jesus são inseparáveis”, enfatizou.
Lembrando a vocação de São Paulo, que percorreu as nações anunciando o Evangelho, Dom Cícero apontou o Apóstolo dos Gentios como o modelo do cristão que não se decepciona, pois sabe em quem depositou sua confiança.
Em referência à primeira leitura, que narra a libertação de Pedro da prisão pelo anjo do Senhor, Dom Cícero ressaltou que, “assim como o anjo ordenou a Pedro que se levantasse, o Senhor continua enviando mensageiros para nos libertar de nossos medos e prisões cotidianas”.
“Quantas vezes insistimos em permanecer deitados, acabrunhados, com medo de enfrentar a vida? Não tenhamos medo de escutar a voz de Deus e de obedecer a ela. Quem segue a Jesus Cristo não se decepciona jamais”, exortou.
Por fim, Dom Cícero destacou a perenidade da Igreja Católica, instituição que, pela promessa de Cristo, jamais será vencida pelas forças do mal. “Sejamos, portanto, homens e mulheres de uma fé forte, madura e profunda como a de Pedro, e que possamos, como Paulo, testemunhar e anunciar essa fé”, concluiu.
POR FERNANDO ARTHUR
Colaboração especial para Região Belém

Em 24 de junho, Dom Cícero Alves de França presidiu missa na Paróquia São João Batista do Brás, Decanato Santa Maria e São José, por ocasião da festa do padroeiro. Concelebrou o Padre Arlindo Pereira Dias, SVD, com a assistência do Diácono Pedro Ernesto dos Santos. (por Fernando Arthur)

Nos dias 26 e 27 de junho, na Paróquia São Mateus Apóstolo, Decanato São Timóteo, a Região Belém realizou um encontro de formação e espiritualidade para ministros extraordinários da Sagrada Comunhão. Houve um estudo aprofundado sobre a encíclica Ecclesia de Eucharistia, de São João Paulo II. Os momentos de reflexão foram conduzidos pelo Padre Thiago Faccini Paro, Administrador Paroquial da Paróquia Imaculado Coração de Maria e Mestre em Teologia e Especialista em Liturgia pela PUC-SP e em Espaço Litúrgico e Arte Sacra pela PUC-RS. (por Pascom paroquial)

Na manhã do domingo, 28 de junho, Dom Cícero Alves de França presidiu a missa da Solenidade de São Pedro e São Paulo na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova York, Decanato Sant’Ana e São Joaquim. Na Eucaristia, concelebrada pelo Padre Paulo Eduardo, MPS, Pároco, o Epíscopo conferiu o sacramento da Confirmação a um adulto e batizou duas crianças. (por Dênis Medeiros)




