Dom Cícero: ‘A oração é o respiro da fé’

Fernando Arthur

Cerca de 300 pessoas das paróquias do Decanato São Lucas se reuniram na manhã do sábado, 31 de agosto, na Paróquia Cristo Rei, no Tatuapé, para a Escola de Oração, conduzida por Dom Cícero Alves de França.

“Sem a oração, a fé perde sua vitalidade, a vida cristã se torna fraca”, disse, inicialmente, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém. “A oração é o respiro da fé”, prosseguiu, relembrando aos fiéis que a oração é necessária para se manter espiritualmente sadio.

“Oração e fé se auto ‘reclamam’ e es tão intimamente unidas. A oração não é uma atividade que se possa fazer ou deixar de fazer sem que a fé não seja afeta da por isso. A oração é o nosso primeiro serviço, é a expressão mais elementar, é o contato com Deus para quem a fé se orienta”, destacou.

Dom Cícero lembrou que a oração não atrapalha ou aumenta as atividades pastorais, mas, pelo contrário, retoma o fundamento sobre o qual estão alicerçados todos os planos pastorais, pois estes devem encontrar na oração a sua consistência.

“Uma pastoral sem oração é vazia de conteúdo e desprovida de força para cumprir sua missão”, destacou. O Bispo também comentou que a oração “nos introduz no coração de Deus e no próprio mistério de nossas decisões”; e alertou os fiéis que a oração não deve se tornar um monólogo ou um discurso, mas uma conversa.

O Bispo Auxiliar recordou que toda oração é sempre dirigida ao Pai, no Filho pela força do Espírito, e que é uma experiência de comunhão que une o cristão a Jesus e dá forças para fazer a vontade do Pai, e que abre espaço para Deus na vida do fiel.

Ao final da Escola, Dom Cícero conduziu um breve momento orante diante do Santíssimo Sacramento, e respondeu a perguntas dos fiéis.

Os próximos encontros da Escola de Oração serão em setembro, outubro e novembro. As datas e locais vão ser divulgados pelo Instagram: @regiaobelem.

Por Fernando Arthur/Colaborador especial para Região Belém

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários