Dom Cícero ao Padre Júlio Lancellotti: ‘Estamos unidos, de maneira muito forte, pelo vínculo da oração e da nossa fraternidade’

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Na manhã do domingo, 7, Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, presidiu missa na Capela São Judas Tadeu, na Mooca, pertencente à Paróquia São Miguel Arcanjo. Concelebraram Dom Luiz Fernando Lisboa, Bispo de Cachoeiro do Itapemirim (ES), e o Padre Júlio Renato Lancellotti, Pároco e Vigário Episcopal para a Pastoral do Povo da Rua.

Dom Cícero, em nome do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, manifestou seu apoio ao Sacerdote diante das recentes notícias veiculadas pela imprensa sobre a possível abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que coloca em dúvida a conduta do Padre Júlio Lancellotti no serviço pastoral à população em situação de vulnerabilidade.

Na homilia, Dom Cícero ressaltou que a Solenidade da Epifania do Senhor, é a manifestação de Deus como Senhor e Salvador. “Celebrar a Epifania do Senhor é escutarmos a convocação que vem de Belém para que o mundo seja transformado hoje por meio da fraternidade e da justiça”, destacou.

O Prelado exortou os fiéis a fazerem do coração uma nova Belém, uma nova manjedoura, na qual Jesus possa nascer, e, nascendo, possa nascer luz na vida de cada fiel.

Dom Cícero, ao recordar a figura dos Reis Magos, explicou o significado dos presentes dados a Jesus: ouro, incenso e mirra. E indagou os fiéis: “Hoje, irmãos, qual presente nós vamos oferecer a Jesus?”.

Ao final da celebração, Dom Luiz Fernando Lisboa manifestou solidariedade ao Padre Júlio. “Estamos rezando com o senhor e pelo senhor”, afirmou. Dom Cícero expressou sua solidariedade, em nome do Cardeal Scherer. “Padre Júlio, aqui como Vigário Episcopal para a Região Belém, esta região tão grande e com tantos desafios, gostaria de transmitir o abraço de Dom Odilo e dos bispos auxiliares. Ele manifestou o apoio pelo seu trabalho como Vigário Episcopal para a Pastoral do Povo da Rua, que também ajuda tantos irmãos e irmãs, e pediu que transmitisse a sua proximidade, de maneira muito particular, espiritual. Estamos unidos, portanto, de maneira muito forte pelo vínculo da oração e da nossa fraternidade”, afirmou.

No programa “Encontro com o Pastor” da sexta-feira, 5, na rádio 9 de Julho, o Cardeal Scherer enfatizou sua confiança no trabalho do Padre Júlio.

“Todo o meu apoio ao trabalho do Padre Júlio. Ele é Vigário Episcopal, ou seja, do Arcebispo, para a população em situação de rua. E, nesse sentido, ele tem, sim, o meu apoio. Eu acompanho o trabalho dele”, enfatizou, ressaltando, ainda, que a Igreja não realiza ações caritativas visando a qualquer tipo de projeção social ou a algum tipo de vantagem político-partidária. “Seria pecado qualquer tipo de aproveitamento dos pobres para fazer campanha eleitoral”, observou.

Dom Odilo lembrou que pelo fato de o trabalho do Padre Júlio se dar junto aos mais pobres da sociedade, como as pessoas em situação de rua, é esperado que, por vezes, ele desagrade, pois “há quem queira resolver a questão com violência, com desrespeito à dignidade dessas pessoas e não se vai à raiz do problema: por que existem pessoas que vivem na rua? Quais os motivos que levam as pessoas a viverem na rua? Toda a sociedade precisa se questionar”.

Por fim, o Arcebispo exortou toda a sociedade de São Paulo a pensar maneiras de cuidar melhor daqueles que hoje vivem nas ruas da cidade.

Por Fernando Arthur
Colaborador especial para Região Belém

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários