Dom Cícero faz visita pastoral à Paróquia São Mateus Apóstolo

Pascom Paroquial

Entre os dias 21 e 24, Dom Cícero Alves de França realizou visita pastoral à Paróquia São Mateus Apóstolo, Decanato Sant’Ana e São Joaquim.

Na quinta-feira, 21, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém presidiu a missa na qual foi aberta a visita canônica. Concelebraram os Padres Edvaldo Batista da Silva, Pároco; Felipe Batista da Silva, Vigário Paroquial; José Florentino Correia de Melo, Colaborador da Paróquia; Eduardo Aparecido de Araújo, Coordenador Regional de Pastoral; Jonatas Mariotto, Ecônomo da Região; e Vidal Valentin, Decano do Decanato Sant’Ana e São Joaquim e Assistente Eclesiástico para a Dimensão Missionária na Região.

Após a celebração, Dom Cícero e os sacerdotes se reuniram tanto com o Conselho Paroquial de Pastoral quanto com o Conselho Econômico.

Na sexta-feira, 22, Dom Cícero, conheceu alguns serviços da obra social da Paróquia, interagiu com os atendidos e recebeu lembranças das crianças e jovens do CCA Antônio Previato. Além disso, visitou a secretaria, conferiu os livros da Paróquia e presidiu missa, seguida de um mutirão de confissões, que contou com a presença de padres do Decanato Sant’Ana e São Joaquim.

No sábado, 23, o Bispo visitou enfermos em suas casas e concedeu-lhes o sacramento da Unção dos Enfermos. Também esteve nas comunidades que compõem a Paróquia. Além disso, conversou com dezenas de crianças e jovens das turmas de Catequese, que puderam lhe fazer perguntas.

A visita se encerrou com a missa do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor, no dia 24, precedida de procissão pelas ruas do bairro. Na homilia, o Bispo refletiu acerca do Anúncio da Paixão do Senhor: “Nesta Semana Santa, que abrimos hoje, precisamos continuar a acompanhar Jesus no seu sofrimento, na sua dor, na sua morte e na sua Ressurreição”. Após a Eucaristia, Dom Cícero e os sacerdotes almoçaram com famílias atendidas pelos Vicentinos.

Por Fernando Arthur
Colaboração especial para a Região Episcopal Belém

Pedro Henrique Orte de Souza

Os fiéis da Paróquia São José do Maranhão, Decanato São Lucas, celebraram solenemente, no dia 19, seu padroeiro. Entre as seis missas do dia, a das 10h foi presidida por Dom Cícero Alves de França e concelebrada pelo Padre Arlindo Teles Alves, Pároco. Na homilia, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém destacou que São José venceu o medo para cumprir sua missão de cuidar de Jesus e Maria. “Se São José não tivesse vencido o medo, não teria se tornado pai adotivo de Jesus e nós não estaríamos celebrando sua memória”, afirmou. O Prelado também exortou os fiéis a colocarem aos pés de São José todos os medos e a escutarem a palavra de Deus que diz: “Não tenhais medo”. (por Pedro Henrique Orte de Souza)

Camila Oliveira

No dia 19, oito missas foram celebradas na Paróquia São José do Belém, Decanato Santa Maria e São José, por ocasião da memória litúrgica do padroeiro. Às 16h, Dom Cícero presidiu a Eucaristia, concelebrada pelo Padre Marcelo Maróstica Quadro, Pároco, com a assistência do Diácono Márcio Ribeiro, Diretor da Caritas Arquidiocesana de São Paulo. (por Fernando Arthur)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários