Dom Cícero: ‘Jesus ressuscitou verdadeiramente, e somos convidados a contemplar essa Ressurreição’

Nilton Gomes

Entre os dias 28 e 30 de março, Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, presidiu as celebrações do Tríduo Pascal na Paróquia Santa Adélia, Decanato São Timóteo. Concelebraram os Padres Jônatas Mariotto, Pároco, e Nicolò Stauble, Vigário Paroquial.

Na Quinta-feira Santa, na Missa da Ceia do Senhor, Dom Cícero ressaltou a instituição da Eucaristia e do sacerdócio ordenado: “Eucaristia e sacerdote estão intimamente unidos”.

O Prelado exortou os fiéis a pensarem nas maravilhas que Deus fez na vida do povo e recordou o gesto de Jesus ao lavar os pés dos discípulos, ressaltando que esta é uma atitude de total serviço.

Já na Sexta-feira Santa, o Bispo conduziu a celebração da Paixão do Senhor. Na homilia, ele afirmou que esta ação litúrgica é caracterizada por um grande silêncio, o silêncio da morte. Dom Cícero refletiu sobre cada aspecto da Paixão do Senhor, conforme o Evangelho proclamado. Após a celebração, o Pároco e o Vigário Paroquial conduziram uma via-sacra pelas ruas do bairro.

Por fim, na Solene Vigília Pascal, no Sábado Santo, Dom Cícero destacou que a luz venceu a escuridão e a vida venceu a morte. E que aquele dia era o do silêncio, porque Nosso Senhor adormeceu. “Entramos com Ele no túmulo e ressuscitamos com Ele”, afirmou. O Prelado frisou que o Círio Pascal, aceso na Vigília Pascal, é o símbolo do Ressuscitado. “Jesus ressuscitou, verdadeiramente, e esta noite santa nos convida a contemplar essa Ressurreição”, enfatizou.

Por Fernando Arthur
Colaboração especial para a Região Episcopal Belém

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários